domingo, 18 de novembro de 2012

18-11-2012 Fernanda Brum: Análise do CD "Liberta-me"


Fernanda Brum é uma das maiores cantoras gospel do Brasil. Ela se destaca por sua belíssima e voz grave. Em 2012, ela completou 20 anos de carreira, e, também lançou o su 9º CD, intitulado "Liberta-me".

Com a produção de Emerson Pinheiro, O CD conta belo time de compositores, entre eles
Cláudio Claro, Klênio, Eyshila, Kleber Lucas, Luiz Arcanjo, Rodrigo Claro, Marcelo Manhãs, Emerson Pinheiro, Geraldo Guimarães e Renato César. Musicalmente falando é um dos melhores que eu já ouvi, espiritualmente deixou muito a desejar.

Fernanda Brum define este álbum como "visceral".


Vamos a análise...

 




1 - Liberta-me
A música foi composta pela Fernanda e pela Arianne. A canção começa com um pouco de percussão e imediatamente dá vontade de ouvir o cd,  Quando a parte instrumental começa a vontade se confirma, mas rapidamente ela se confuda e até mesmo se parece muito com os arranjos da música "levanta a Brandeira" do Voices. Essa música é do tipo "eu já ouvi em algum lugar". Parece muito com outras músicas do mercado. A música não trouxe nada de novo. Uma pena! A Fernanda com o seu timbre consegue ser muito maior que esta música...
A canção fala sobre o clamor pela libertação. Pra quem gosta desse tipo de música, até que é interessante e um tanto espetacular...
2 - Cacos pelo chão
A música começa com um teclado calmo e suave com a Fernanda explorando os seus graves, nos fazendo lembrar dos arranjos das músicas "A tua glória" e "Enquanto eu chorava" (do CD Glória).  Letra e melodia lindos e espetaculares. O ápice da música é quando Fernanda chega no refrão muito confiante de si e sobe o tom com muita propriedade e verdade. Espetacular !!! Destaque para a interpretação simples, mas verdadeira. Gostei ! Música lindíssima !!!!



3- Tu me amas
Estranhamente esta música não tem introdução, o início é só piano e Fernanda com uma interpretação impecável. Pensei que a composição era do Liviston Faria, pois ele tem tanta libertadade poética que às vezes faz umas canções sem pé nem cabeça. Vamos combinar que todo CD da Fernanda Tem uma música estranha. Arranjo simples, interpretação bonita da Fernanda, mas no patamar que ela chegou ficar cantando este tipo de música não dá né. Encheu linguiça. Música fraquinha! E, a parte final que tem um violino que foi triste, desatroso...
4 - Um Santuário cheio de sua glória
Música composta por Luiz Arcanjo (Trazendo a Arca). A letra é belíssima. Arranjos e backs espetaculres. Simples, mas de muito bom gosto. A música não trouxe nenhuma grande novidade, mas Fernanda conduziu com muita emoção e uma bela interpretação. É um tipo de música que te faz refletir. A música fala que nós quando Deus se derrama em nós, nos transbordamos e a presença de Deus é um prazer, que nós somos um santuário cheio da glória de Deus. Destaque para o back e o solo de guitarra. Ficou muito bomm!
5 - Uma só voz
A música começa com uma boa levada de teclado - especialidade do Emerson Pinheiro. Essa canção fala de comunhão, união Fernanda canta a primeira parteda música de forma lenta, e quando canta a segunda parte ela canta sobe o tom dando um "ar" vocalmente interessante na canção. A parte do violino ficou belíssima. Fernanda Brum no final declama I Coríntios 11: 26. (Pois todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes deste cálice anunciais a morte do Senhor, até que ele venha). Forte cadidata a ser cantada nas santas ceias. Eu sei que tem gente que gostou,  mas eu não gostei.Típica música que encheu linguiça.

6 - Deus mandou
Este tipo de música me fez lembrar a Fernanda Brum dos anos 90. Me fez lermbrar a música, "tudo que tem folego". Também m fez lembrar algumas canções americanas. Destaque para a interpretação de Fernanda (que em certos momentos parece brincar de vocalize) e para o backing. Eu só acho qu a Fernanda é muito maior que esta música. A musicalidade, o dom, o talento de Fernanda é muito maior que esta música. Não sei o que se passa para os cantores gravarem este tipo de música. Encheu liguiça e muito linguiça!
7 - Forte e Poderoso
A música começa com uma levada de rock. Espetacular o início com guitarra. Letra bem fraca, arranjo muito desinteressante. Meu Deus! Fernanda volta ao estilo do "Quebrantado Coracão" e "Apenas um toque" urgente. Não sou Fernandete, mas gosto da musicalidade, do timbre, das ministrações da Fernanda, mas ouvir este Cd está sendo uma agressão aos meus tímpanos. Musicalmente falando, esta canção é boa, interessante, a parte do refrão é muito boa, e, ainda Fernanda nos brinca com um "mini-rap". Espiritualmente falando, a canção não me diz nada. Sou do tempo em que ouvíamos as canções e chorávamos. Hoje, ouvimos e queremos fazer dos cultos grandes shows, pular e estravazar(nada contra quem faz isso), mas prefiro o quebrantamento. Gosto de canções mais lentas e com mais conteúdo. Mas é uma forte candidata para animar as grandes apresentações que Fernanda faz pelo Brasil.
8 - Nada pode me seprar
Mais uma canção rápida. Música com alguns clichês. Mais uma canção que mostra toda versatilidade e musicalidade de Fernanda e seu back. Em certos momentos me fez lembrar a música "Cannã" do CD (Quebrantando Coração). A música tem o poder de tocar a alma, o coração, te emocionar, te refletir e algumas músicas deste CD não produziram NADA em mim. Música que encheu linguiça. Vale ressaltar, que este CD é Disco de Ouro...Woooow ! Parabéns..!

9 - Saindo do casulo
Confesso que antes do CD ser lançado de fato, e li a letra dessa música fiquei curioso pra saber como ela seria. O título é interessante, forte e tem tudo a ver com o título do CD. Depois de ter que ouvir as músicas Deus mandou, Forte e Poderoso e Nada pode me seprar, eis que surge uma música belíssima. Letra interessantíssima. Destaque para a belíssima interpretação da Brum e seu back. Espetacular! Gostei muito !!! O refrão declara_ "O Senhor desata, Sou livre pra viver o Seu melhor, vencer o meu casulo, O meu lugar seguro, Fortalecer minhas asas pra voar" Vale Replay! 
10 - Rasgando o coração
Gostei muito da introdução desta música. Melodia e arranjos belíssimos, de muito bom gosto. Gostei desta música. Fernanda Brum cantou com verdade e com emoção. Considero esta música como uma das melhores do CD. Gosto quando Fernanda canta música com conteúdo. O Refrão declara: "Eu troco a minha culpa pelo teu perdão, eu troco o meu pecado pela salvação eu escolhi a vida abundante a alegria viva e transbordante de Deus ,eu troco a afronta pela paz que excede o entender a paz que foi roubada brutalmente do meu ser". Muito linda !!!! Espetacular !!!  Vale Replay e bem alto!!!
11 - Preciso de uma chance
Esta música é de composição de  Kléber Lucas, Emerson Pinheiro e Fernanda Brum. Arranjo simples, letra simples, mas o que chamou a atenção foi a estupenda interpretação de Fernanda. A cantora aindanos brindou com uma rápida ministração. Parabéns!! A música fala sobre o poder do toque nas vestes de Jesus, uma clara aevidencia a passagm da mulhr do fluxo de sangue que foi curada ao tocar Jesus. O refrão declara: "Meu Deus eu só preciso de uma chance, Mas sei que estás cercado pela multidão eu preciso te tocar, eu preciso te tocar ouvi dizer que por aqui ias passar, Eu decidi que hoje eu vou te encontrar, me lançar no chão, vencer a multidão eu preciso Te tocar" .  Parabéns pela ministração! Vale Replay e bem alto!!!


12 - Dia Feliz
Música com teclado e violão, com direito a uma mini-ministração de Brum. Gostei muito da ideia de intercalar refrão e o back canta o início da música. Ficou muito legal mesmo! Não é o tipo de música que eu gosto, mas até que essa música é boa, interessante e a Fernanda deu um show a parte, bem como o back. Ainda fomos contemplados com um belíssimo solo de sax (perfect!).
 
13 - Tanto Assim
Música com uma introdução lenta, uma música suave e calma. Letra e arranjo são bem simples. Esta canção é basicamente uma oração cantada. A segunda vez da estrofe, com todos cantando, é muito bela. A canção diz que tudo coopera para o bem dos que amam a Deus, que a vonta do Pai é boa e perfeita. O refrão diz: "Tanto assim que não me deixa perecer, Tanto assim que me renovas o viver, Faz o novo em mim, E me ama tanto assim". Na minha humilde opinião encheu liguiça!
14 - Seja bem-vindo
Esta música é de composição de Geraldo Guimarães e Renato César. Bela canção. Letra espetacular. Para àqueles que gostam de se quebrantar é uma boa pedida. Na verdade, as pessoas deveriam dar a merecida importância ao nosso amigo Espírito Santo. A letra diz que o Espírito Santo é convidado para estar com os servos em todos os momentos. Gosto muito da interpretação da Fernanda, pois ela consegue trazer emoção na voz. Essa música repete uma combinação perfeita: começa lenta a suave na primeira parte e na segunda já tem uma levada mais forte. Então chega uma parte em que que Fernanda e o Back ficam cantando "ôôôô" lindo, lindo, lindo! Muito bom! Gostei da "mini-ministração" e logo depois Fernanda encerra quando susurrando...Lindo!
Vale Replay !15 - Todo Poderoso
 Última canção do CD, essa canção foi composta por Fernanda Brum e Emerson Pinheiro. Letra simples, arranjo interessantíssimo,  contém alguns cliches. Fernanda já está acostumada e é conhecida por suas ministrações,  simplesmente fechou o CD com chave de ouro!
...


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas