quarta-feira, 7 de novembro de 2012

07-11-2012 Momento Saúde: AGORA É A VEZ DELES - NOVEMBRO AZUL CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

A equipe do CIS/AMURES receberá informações e orientações do médico urologista, Dr. João Pedro Rosado Gaio Meireles, como primeiro passo para a campanha de orientação do câncer de próstata. A coordenação do CIS/AMURES repassará informações aos secretários municipais de saúde, dos municípios que compõem o CIS/AMURES a respeito da campanha e incentivará a parceria com os mesmos.
Idade avançada é fator de risco
Entre 1979 e 2004, a taxa de mortalidade nos homens brasileiros por câncer de próstata aumentou 95,48% e é o segundo câncer mais comum entre os homens, sendo o primeiro o de pele não melanoma. Entre os fatores de risco está a idade avançada, já que esse tipo de câncer costuma se desenvolver após os 50 anos de idade, além do histórico familiar, fatores hormonais e ambientais, excesso de peso, sedentarismo e hábitos alimentares – como de uma dieta rica em gorduras e pobre em frutas, legumes e verduras.
Como o câncer de próstata se desenvolve apresentando sintomas apenas em estágios mais avançados, a prevenção é muito importante para garantir a eficácia do tratamento. O diagnóstico pode ser feito por meio de exame físico (toque retal) e laboratorial (dosagem do PSA).
Decoração e sorteio farão parte da programação
Durante o mês de novembro, o CIS/AMURES, que fica localizado na Rua João de Castro, centro de Lages, estará decorado com balões e fitas azuis. Serão afixados dois banners com orientações a respeito do tema da campanha. Os colaboradores, assim como fizeram no Outubro Rosa, usarão uniforme na cor azul, ou laço azul (símbolo da campanha).
Todos os pacientes que passarem pelo CIS/AMURES receberão orientação dos funcionários, com distribuição de panfletos e depoimentos na sala de espera. “Serão realizadas orientações e incentivos aos homens, companheiras, namoradas, mães, filhas e irmãos afim de que os mesmos incentivem os homens a realizam anualmente e/ou de acordo com a necessidade de cada um o exame, de prevenção ao câncer de próstata. Verificar a dosagem do PSA (proteína chamada Antígeno Prostático Específico) é importante para a exclusão de possíveis tumores malignos da próstata”, informa a coordenadora do CIS/AMURES, Nalú Terezinha Júlio.

Liana Fernandes
Jornalista
Assessora de Imprensa do CIS/AMURES
e-mail:assessoriadeimprensacis@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas