segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

03-12-2012 Advogada evangélica testemunha que sua luta contra o câncer trouxe oportunidade de transformar vidas: “Quem tem o poder é Deus”


A luta pela cura de uma doença envolve a medicina e todo seu conhecimento, mas principalmente a fé. Esse é o recado da advogada evangélica Adriana Zurita, que aos 50 anos, descobriu um câncer, e há três, luta contra a doença.
Adriana, evangélica desde os 33 anos, era uma advogada bem sucedida – cuidava de mais de 40 escritórios em todo o Brasil – e entende que a doença trouxe um novo prisma para sua vida: “Nunca tive tempo para nada. Eu só trabalhava. Não via minha filha e minha família. Me descuidei. Deus estava dando um sinal de que eu precisava descobrir um novo estilo de vida”, afirma.
Os momentos difíceis existiram, mas como muitas pessoas entendem que milagres são coisas subjetivas, Adriana é grata a Deus pelas oportunidades que a dificuldade trouxe.
-Já fiz 19 cirurgias e houve até períodos em que eu não podia fazer exames de sangue porque minhas veias sumiram. Mas a doença veio como uma missão na minha vida. Quando você chega nas clínicas ou hospitais, as pessoas não se olham, não se falam. Eu sempre chego rindo. Um dia, quando entrei na sala, disse: ‘Bom dia’. Um senhor retrucou: ‘Você pode me dizer o que esse dia tem de bom?’. Eu simplesmente disse: ‘Estamos vivos’. Na semana seguinte, ele apareceu todo arrumadinho para fazer o tratamento e passou a me cumprimentar e conversar. Também conheci uma executiva linda, 30 e poucos anos, casada e preocupada em perder o marido porque estava doente. Aconselhei que ela tirasse aquelas roupas formais, vestisse uma sandália linda, uma peruca e sorrisse – relembra a advogada.
Em entrevista ao site O Dia, Adriana ressalta que embora muitas pessoas não creiam, Deus existe e atua: “Eu não quero pregar, cada um tem a sua religião. Mas a minha situação é muito complicada, tenho um carcinoma muito sério, a doença se espalhou para a bexiga, ureter, intestino, rins. Sempre contei com médicos maravilhosos, que sabem muito, mas eles não sabem tudo. Parece frase de efeito, mas não é: ‘Nós temos o conhecimento. Quem tem o poder é Deus’. Cada um chame isso de força ou o que quiser, mas tem algo acima, que ninguém consegue explicar”, pontua, confiante.
-Num dia de muito sofrimento, em que só sentia dor, descobri a cúrcuma, condimento muito usado na Índia e que protege o fígado. Minha filha me ajudou a fazer uma lavagem. Depois de pouco mais de duas horas, a sensação de alívio foi uma coisa maravilhosa, me senti limpa. Cheguei a ligar para o meu médico e ele simplesmente disse: ‘Tudo no seu caso e na sua vida acontece de maneira diferente. Se a cúrcuma funcionou, vamos lá’. E é claro que depois fui pesquisar obre o assunto. Descobri que a Universidade Federal de Santa Catarina tem vários estudos sobre o tema.
Para ela, Deus tem propósitos em cada situação, e sua gratidão por estar servindo a um propósito é maior que as dificuldades: “Tenho uma filha linda de 17 anos e uma mãe de 80. Se tudo o que estou vivendo servir para melhorar ou salvar uma única pessoa, meu sofrimento já valeu. O câncer tem cura”, completa.
Divulvação IPRVida

03-12-2012 Igrejas usam ideias criativas para aproximar os fiéis e celebrar o Natal com solidariedade ao próximo





Na Inglaterra, igrejas estão desenvolvendo estratégias para fazer com que os fiéis se envolvam em atividades ligadas ao Natal, nos dias que antecedem a comemoração.
A Igreja St. James, em Emsworth, promoverá 24 atividades diferentes nos 24 dias que antecedem o Natal. Entre as propostas do “Calendário de Aventura Emsworth”, estão previstas coleta de comida para a assistência social local, redação de dedicatórias para cartões de Natal que serão enviados a pessoas solitárias, cantatas, festa do chá, festa à fantasia para crianças, entre outros.
Já na Igreja Holy Rood, em Stubbington, a comunidade poderá assistir a uma peça de teatro que reproduzirá o nascimento de Jesus, com os personagens Maria, José, anjos, pastores e os três reis magos. As crianças poderão ter contato com animais de verdade no estábulo preparado pela igreja.
A diversidade de programação para os cristãos comemorarem o Natal na Inglaterra envolve ainda, uma trilha de ovelhas. Fiéis da Igreja de St. Cuthbert usaram as lãs de doze ovelhas para costurar roupas que foram escondidas na comunidade. A missão das famílias que fazem parte da igreja é descobrir onde as peças de roupa foram escondidas.
Na região de Alverstoke, a Igreja St Mary promoverá, entre os dias 7 a 9 de dezembro, o Festival da Árvore de Natal, com cinco grandes árvores decoradas por diferentes grupos da comunidade. Durante os três dias, estão previstas apresentações de mais de 500 artistas, entre músicos e cantores. Essa iniciativa, segundo a reportagem do site Christian Today, já está em sua quarta edição, e no último ano, recebeu mais de 2.500 visitantes.
A mesma estratégia vem sendo usada pela igreja All Saints, da cidade de Catherington. Os fiéis da comunidade poderão participar de um Festival da Árvore de Natal e também do Festival do Berço, nos dias 7 e 8 de dezembro. Além das atrações, o espírito natalino de solidariedade é incentivado entre os membros da igreja, que são convidados a ajudarem pessoas em necessidade, além de desenvolverem ações junto a moradores de rua.
A Igreja All Saints oferta ainda, a possibilidade dos fiéis comprarem vales-presente para abençoarem pessoas em dificuldades financeiras, que de outra forma, não poderiam celebrar o Natal. Os vales-presentes são repassados a instituições de caridade locais, para que estas distribuam entre as pessoas que fazem parte de seus cadastros.
O líder da Igreja de St Mary, Canon Bob White, afirmou que é importante que mais comunidades desenvolvam ações desse tipo, pois elas servem para juntar os fiéis e também ajudar os necessitados: “Com a situação econômica difícil, cada vez mais pessoas estão desabrigadas ou vivendo em alojamento temporário e não têm dinheiro”, afirmou ele. “Nós recebemos um maravilhoso retorno das pessoas, que se sentem felizes por fazer a diferença, e poderem manifestar sua generosidade a tantas pessoas que muitas vezes não recebem outros presentes no Natal”.
Divulgação por IPRVida

03-12-2012 Ore pela Coreia do Norte



A Portas Abertas mantém contato com muitos cristãos na Coreia do Norte. Muitas vezes perguntamos a eles como irmãos ao redor do mundo poderiam orar em favor de suas necessidades. Através de cartas secretas eles compartilharam o quanto apreciam essas intercessões e apoio prático. Uma das frases mais marcantes, escritas por um líder da Igreja foi: "Sem vocês não seríamos capazes de resistir à perseguição". Continuem orando pelos norte-coreanos
 Em seus pedidos de oração, cristãos na Coreia do Norte não esperam por um colapso ou mudança do regime; sua solicitação é para que Kim Jong-Un mude o país para melhor e, finalmente, volte-se para Deus e peça por sabedoria para governar a nação.

Muitos refugiados, presos na China, foram repatriados e estão agora presos na Coreia do Norte. Outros conseguiram esconder sua nova fé e ser liberados depois de cumprir sua sentença. Cristãos que saem dos campos de trabalho são, supostamente, reeducados, mas, na realidade, precisam se acostumar a viver como seres humanos. Depois de meses ou anos sendo tratados como animais e escravos, muitos ex-prisioneiros parecem ter perdido o senso de humanidade. Eles se tornam egoístas, rudes e violentos. É muito importante orar por essas pessoas, dizem os cristãos locais.
A sobrevivência é considerada um dos principais pontos de oração dos cristãos norte-coreanos. Cristãos e outros civis lutam diariamente para encontrar comida suficiente, medicamentos e outros itens básicos. Eles sentem vergonha de em cada carta que nos enviam, terem que nos pedir ajuda e mercadorias que já receberam antes. Devemos orar não só para que possamos servir à Igreja, mas também para que Deus abençoe a Coreia do Norte de modo geral.
Os cristãos que trabalham com refugiados norte-coreanos também pedem as nossas orações. "Proteção" é a palavra-chave que eles usam. Uma vez que existem tantos espiões norte-coreanos que tentam se infiltrar em redes cristãs e de direitos humanos, a situação é muito perigosa. Por favor, orem para que os soldados de Kim Jong-Un recuem em suas investidas contra a Igreja e que os cristãos saibam discernir em quem confiar. Peça a Deus que por sua misericórdia, o trabalho frutifique.
Ore para que Deus lhes conforte e, que o Seu Espírito Santo ore com gemidos
 inexprimíveis por esta nação.
Fonte Portas Abertas
TraduçãoAna Luiza Vastag
Divulgação por IPRVida 


Pray Korea.jpg


03-12-2012 Renascer Praise recebe Disco de Ouro

A  Bispa Sônia, recebeu um  presente surpresa em seu aniversário , o Disco de Ouro pelo projeto “Novo Dia, Novo Tempo”, Renascer Praise 17, o mais recente trabalho do ministério.

“Quisemos entregar esse prêmio numa oportunidade  especial e entendemos que um culto de agradecimento pela vida da Bispa Sônia seria um momento perfeito! Nada mais adequado do que entregar o Disco de Ouro na igreja onde o Renascer Praise ministra normalmente. Foi uma noite muito emocionante!”
E mais uma novidade com relação ao Renascer Praise é que a versão em DVD do projeto “Novo Dia, Novo Tempo” começa a chegar nas lojas de todo o país a partir do dia 03 de dezembro. O DVD foi gravado no Credicard Hall em São Paulo com uma super estrutura de som, luz e imagens, mantendo o padrão de qualidade do Renascer Praise adquirido ao longo dos anos.
Por: Claudia Fontes
Marketing Gospel
Sony Music Entertainment Brasil | Day 1 Entertainment Brasil

Fonte ; Jornal Gospel News                   
Divulgação por IPRVida

03-12-2012 Não existe ordenação feminina na Bíblia, afirma teólogo assembleiano

Conhecido por sua vasta atuação no ensino da CPAD ele comenta sobre as ADs que aceitam mulheres como diaconisas e pastoras.

Não existe ordenação feminina na Bíblia, afirma teólogo assembleiano
Não existe ordenação feminina na Bíblia, afirma teólogo assembleiano

A unção de mulheres como pastoras nas extensões da igreja Assembleia de Deus foi questionada pelo pastor Antônio Gilberto, um dos nomes mais respeitados do ministério Belém. Para ele não há base bíblica que justifique tal unção.
Ao comentar usando versículos bíblicos, o pastor chega a conclusão de que a Igreja é a culpada por estar fugindo da verdade da Bíblia. “É a igreja a culpada e a igreja vai prestar conta disso. A igreja que eu digo não é a igreja o prédio, os responsáveis vão prestar conta disso. Jesus nunca ordenou mulheres”, disse ele para o site Seara News.
Gilberto é consultor doutrinário da Casa Publicadora das Assembleias de Deus e membro da Casa de Letras Emílio Conde. Em seu currículo também encontramos o mestrado em Teologia e graduação em Psicologia, Pedagogia e Letras.
Autor de diversos livros religiosos, o ex-cientista da NASA tem grande bagagem para comentar este e outros temas que foram abordados pelo site, mas sobre a ordenação de mulheres especificamente ele mostra seus estudos teológicos para divergir daqueles ministérios que aceitam não só pastoras como também diaconisas.
Em sua explicação, a ordenação de mulheres como diaconisas não é uma regra e que Paulo aceitou Febe, como está no livro de Romanos, por faltar homens habilitados. O pastor Antônio Gilberto também comenta que nos textos originais que falam sobre o serviço dos diáconos o gênero usado é o masculino.
“Em resumo, não tem base na Escritura, nem no Antigo, nem no Novo Testamento. Deus quer a mulher no ministério, quanto mais, melhor, para muita tarefa. Mas ordenação para cuidar do rebanho Deus reservou para o homem”, encerra.
  Divulgação por IPRVida
por Leiliane Roberta Lopes 

03-12-2012 Testemunho de adolescente cristã toca o coração dos muçulmanos

O avô de uma menina muçulmana de 12 anos, Malaika, foi muito encorajado pelo testemunho de sua neta, que se converteu ao cristianismo.
Malaika sobreviveu milagrosamente ao massacre de Riketa no início deste ano, quando sua comunidade foi atacada. Cinquenta e duas pessoas, a maioria mulheres e crianças da aldeia Orma, foram mortas e centenas feridas por homens armados da tribo Pokomo, em 22 de agosto.
A aldeia Orma situa-se no distrito do Rio Tana. A maioria das terras do rio Tana são ocupadas e cultivadas pelos Pokomos. A época de estiagem e seca chegou trazendo consigo dificuldade no fornecimento de água para o gado, o resultado disso, foram conflitos violentos entre os grupos da região.
Malaika foi baleada na cabeça e no pescoço e recebeu uma facada na mão e na coxa. O tratamento teve muito sucesso e ela teve alta do hospital em setembro de 2012. No entanto, posteriormente ela começou a sentir dores de cabeça resultantes do ferimento que recebera.
Uma parceira da Portas Abertas do Quênia (ODI), Lea, que serve em uma comunidade de povos não alcançados no Norte do país, hospedou mais de 48 cristãos em sua casa, incluindo Malaika e sua família, desde que os confrontos tribais começaram.
Quando as dores de cabeça persistiram, Lea levou Malaika ao hospital para novas avaliações médicas. Depois de raios-X e uma tomografia, os médicos a encaminharam para um Hospital Provincial.
Uma cirurgia urgente foi recomendada pelo neuro-cirurgião, mas a lista de espera era muito longa. O hospital só tinha data disponível para, no mínimo, duas semanas depois.
Mas, o Senhor graciosamente interveio. Na mesma noite Malaika recebeu instruções do enfermeiro para que não comesse nada.
No início da manhã seguinte, Malaika foi levada para uma cirurgia no cérebro. O cirurgião relatou mais tarde que eles haviam removido um cisto de seu cérebro, onde a bala tinha atravessado e que a operação tinha sido um grande sucesso.A história de Malaika incentivou muitos muçulmanos a buscarem oração dos cristãos.
Lea está muito feliz e grata a Deus por todos os muçulmanos que bateram em sua porta. Ela também expressa sua gratidão à ODI (Portas Abertas Internacional) por apoiar seu ministério de ajudar pessoas como Malaika. Um senhor que teve que fugir por causa dos ataques ficou tão traumatizado que se recusou a voltar para sua casa no delta do rio Tana.
"A Portas Abertas (ODI) tem sido uma bênção e tem nos encorajado como ministério e como família. Estamos felizes com a parceria de vocês. Acredito que tudo o que vocês fazem é motivado por amor a Deus e Seu povo. Só Ele pode recompensá-los!"
Pedidos de oração:
• Ore pela recuperação total de Malaika e para que o Senhor continue usando o seu testemunho para a glória d’Ele.
• Ore por Lea e sua família que trabalham para levar o Evangelho e ajuda para pessoas não alcançadas e marginalizados.
FontePortas Abertas
TraduçãoMarcelo Peixoto
Divulgação por IPRVida 

03-12-2012 Clipe Profetiza está na internet

Clipe Profetiza está na internet

O segundo clipe da Eyshila, Profetiza já está disponível para internautas no Youtube. A canção faz parte do primeiro CD da cantora pela Central Gospel Music, Jesus, o Brasil te adora, e é uma de suas músicas de trabalho.
O novo repertório da Eyshila é composto por 14 faixas nos mais variados estilos, com participações especiais de grandes nomes da música gospel. Além do clipe Profetiza, você também pode conferir a produção musical deCorro Pra Ti, que já está no ar.
Aproveite e adquira o álbum Jesus, o Brasil te adora, acessando a loja virtual ou através da Central de atendimento (21) 2187-7000. O álbum também já está à venda nas melhores lojas do Brasil e disponível nas mídias digitais: iTunes, SonoraRdio. Confira  o Clipe de Eyshila.


por Jarbas Aragão    Divulgação por IPRVida

03-12-2012 Saiba tudo que foi revelado sobre FIC, Feira Internacional Cristã, realizada pela Globo

Saiba tudo que foi revelado sobre FIC, Feira Internacional Cristã, realizada pela Globo

A GEO Eventos, empresa das Organizações Globo direcionada à organização de feiras, festivais e shows realizou um coquetel de lançamento da Feira Internacional Cristã (FIC) e divulgou que o evento será realizado entre os dias 17 e 20 de julho de 2013.
O lançamento da FIC aconteceu em meio à uma polêmica que se instaurou entre a GEO Eventos e a EBF Comunicações, responsável pela organização da Expocristã. A GEO Eventos é a empresa responsável pela organização de eventos como o Troféu e Festival Promessas, o festival de música secular Lollapalooza e a ExpoMoney, entre outros.
O evento de lançamento ocorreu no Teatro GEO, em Pinheiros, e contou com a presença do presidente da empresa, Leonardo Ganem, e do diretor da FIC, Junior Monteiro. Durante a entrevista coletiva, os responsáveis ressaltaram que a produção da Feira Internacional Cristã será feita pela mesma equipe que produziu a primeira edição do Lollapalooza, este ano.
Sem revelar nomes, Ganem e Monteiro disseram que contrataram para o evento grandes nomes do meio gospel e pretendem ainda reunir nomes internacionais.
A organização da FIC planeja realizar eventos que reúnam representantes do meio secular e do meio cristão, como forma de expansão da possibilidade de negócios para ambas as partes: “Não objetivo, com a feira, que as pessoas saiam falando ‘vendi X mil reais’. Quero que o principal comentário seja ‘me proporcionou um novo horizonte, me ampliou projetos, visão, área de atuação’. Queremos edificar o que já existe de bom, e não só na área comercial. Vendas a feira vai gerar, mas eu quero ir além disso”, explicou o diretor da FIC, Junior Monteiro.
Já o presidente da GEO, Leonardo Ganem afirmou que o objetivo da empresa é estabelecer uma relação com o público evangélico: “A GEO, como plataforma de eventos ao vivo das Organizações Globo, tem o compromisso de se comunicar com todo o publico brasileiro. Não seria diferente com os evangélicos, que hoje representam uma grande parcela da população do país”.
Para a imprensa, a FIC oferecerá uma arena, onde será possível aos veículos de comunicação, interagirem com o público e colher impressões e depoimentos, além da possibilidade de entrevistarem pastores e artistas.
Os locais de exposição serão divididos em blocos, com setores dedicados a gravadoras, editoras, mídias em geral e expositores alternativos.
Os responsáveis evitaram comparações entre a FIC e a Expocristã, e revelaram que até a data do anúncio de lançamento da FIC, mais de 50% dos espaços já havia sido negociado: “Foi um início promissor, melhor que nos meus sonhos”, declarou Junior Monteiro. No embalo dessa declaração, Leonardo Ganem afirmou que a expectativa é que a Feira Internacional Cristã receba aproximadamente 200 mil pessoas nos quatro dias do evento, e se torne ainda, a maior fonte de renda da empresa já em 2013, superando os faturamentos obtidos, por exemplo, com a realização do Lollapalooza.
Por Carol Pardini e Tiago Chagas,   
Divulgação por IPRVida

03-12-2012 Aos 27 anos, filha do ex-boxeador Evander Holyfield declara que quer se manter virgem até o casamento devido a sua criação cristã

Aos 27 anos, filha do ex-boxeador Evander Holyfield declara que quer se manter virgem até o casamento devido a sua criação cristã

A filha do ex-boxeador Evander Holyfield, Evette Holyfield, 27 anos, declarou recentemente que quer se manter virgem até o casamento.
Evette afirmou que os valores bíblicos ensinados por seus pais desde os seis anos de idade a fizeram guardar sua virgindade. Agora a jovem pretende empenhar-se numa campanha nas escolas, voltada a meninas, adolescentes e jovens, sobre a importância da virgindade.
A filha do ex-boxeador conta como seu pai a inspirou na tomada de decisão e na transmissão dos valores bíblicos: “Ele passou por toda a lenga-lenga (fase de explicações a respeito do sexo) comigo. Então como eu cresci, pensei: ‘meu pai, está bem. Se você não quer que eu faça, eu não vou fazer isso’. Então eu comecei a realmente entender a igreja, as palavras na Bíblia e que o pastor estava realmente dizendo”, explica Evette, que repete a frase de seu pai: “Você não precisa ter sexo fora do casamento”.
Evette afirma que no começo, estava apenas obedecendo a seu pai, mas que agora, mantém sua virgindade por acreditar que é a melhor opção: “Naquele momento, eu não estava fazendo isso porque meu pai disse não. Mas agora eu acredito que pela espera, Deus vai me abençoar e trazer-me um marido ótimo”, declarou, de acordo com informações do Christian Post. “Eu quero conhecer alguém incrível, e eu sei que se eu fizer isso, eu estou fazendo isso por ele e por mim. Isso é o que eu quero”.
A jovem reconhece que manter-se no propósito não é simples e fácil: “Se eu estou falando com alguém que eu realmente gosto, eu digo: ‘Olha. Isso não vai acontecer, e não há nenhuma chance’. Um ex me disse uma vez que não poderia estar em um relacionamento, se eu não tivesse sexo, porque ele sabia que ia acabar me traindo, e ele se preocupava muito comigo”, revelou a jovem. “Ele escolheu romper em vez de resistir. Sinto-me como se um cara realmente me ama, e ele está pronto, então ele vai fazer tudo em seu poder para me fazer feliz e conhecer os meus critérios”, pontuou.
Por Tiago Chagas      Divulgação IPRVida

03-12-2012 Restaurante é obrigado a incluir outras religiões e grupos ateus em desconto relacionado a igreja

Restaurante é obrigado a incluir outras religiões e grupos ateus em desconto relacionado a igreja

O restaurante Lost Cajun Kitchen na Pensilvânia, nos Estados Unidos, que ofereceu um desconto de 10 por cento para os clientes que levem o boletim da igreja durante o jantar aos domingos, foi obrigado na última semana a incluir em sua promoção panfletos de outras religiões, e até mesmo relacionados ao ateísmo.
A decisão foi tomada depois de uma denúncia de discriminação feita pelo ativista ateu John Wolff, que faz parte de um grupo conhecido como os descrentes da Pensilvânia, e teve apoio da fundação “Freedom From Religion”.
De acordo com a decisão, promulgada no dia 28 de novembro pela Comissão de Relações Humanas da Pensilvânia (PHRC na sigla em inglês), o restaurante pode continuar a fornecer o desconto de 10 por cento aos domingos, desde que passe a aceitar panfletos referentes a todos os assuntos de fé religiosa, incluindo, mas não limitado, ao judaísmo, o ateísmo, e do Islã.
O porta-voz do PHRC, Shannon Powers, explicou ao New York Daily Record, que para o restaurante cumprir com essas condições, basta omitir a palavra “igreja” de sua oferta de desconto, uma sugestão que o estabelecimento inicialmente recusou, segundo o The Christian Post.
- Esta mudança simples de linguagem foi nossa recomendação desde o início e foi recusado por Prudhomme [proprietária do restaurante] – afirmou Powers ao jornal local.
Por Dan Martins    Divulgação IPRVida

03-12-2012 Igreja de Rick Warren se une a gays para combater a AIDS


Igreja de Rick Warren se une a gays para combater a AIDS Pastor enfatiza que tolerar não significa concordar
 
  Igreja de Rick Warren se une a gays para combater a AIDS
Apesar das brigas constantes entre a comunidade evangélica e os gays, surpreendentemente uma equipe de pastores se uniu a um grupo gay para lutar contra a AIDS.
Durante uma edição do programa “CBS This Morning” esta semana, o pastor da Igreja de Saddleback, Rick Warren, disse ser tolerante com as pessoas que não concordam com ele, mas sem aprovar o que elas fazem.
Warren disse que ele e um grupo de pastores desenvolvem um trabalho junto com a comunidade gay, apesar de suas diferenças sobre casamento e os valores bíblicos.
A igreja, localizado no sul da Califórnia vai comemorar neste sábado o Dia Mundial da AIDS, fazendo uma campanha para encontrar lares adotivos para os milhares de crianças que ficaram órfãs devido à AIDS em Ruanda, África.
O autor de “Uma Vida com Propósitos” ressaltou que não apoia o casamento gay, mas que ele e sua esposa Kay, já doaram milhões de dólares para combater a AIDS no mundo todo. Também ressaltou que tem trabalhado com homossexuais e pessoas de outras religiões na tentativa de unirem esforços contra esse mal.
Entrevistado pela jornalista Norah O’Donnell, ele foi questionado durante o programa da CBS,  por que só aceita o casamento como algo entre um homem e uma mulher. Citando a Bíblia, ela questionou como os cristãos podem ter o mandamento de amar ao próximo como a si mesmo e não respeitaram as decisões alheias.
Warren respondeu: “Nós estamos em uma democracia, onde ninguém ganha o tempo todo, ok? Por exemplo, eu acredito que a vida começa na concepção. Mas essa não é a opinião da nossa lei… Temos um amplo espectro de pensamento neste país, e temos de trabalhar pelo o bem comum… Eu não concordo com tudo o que a Organização Nacional das Mulheres defende [grupo pró-aborto]. Mas quando elas se opõem à pornografia, que vulgariza a mulher, eu não tenho problemas em cooperar com elas. Então, mesmo que não esteja de acordo com tudo o que os meus amigos gays acreditam, quando eles querem acabar com a AIDS, posso colaborar com eles…”
Questionado pelo jornalista Charlie Rose por que a maioria dos cristãos não mostra “tolerância” com os que pensam diferente deles, o pastor asseverou: “O problema é que ‘tolerante’ mudou o seu significado. Tolerante era usado para dizer, eu posso discordar totalmente de você, mas vou tratá-lo com respeito. Isso é o que o termo significa. Hoje, para algumas pessoas, ser tolerante significa aprovar tudo o que o outro diz ou faz. Isso não é tolerância. Isso é aprovação. Há uma diferença entre a aceitação e aprovação. Jesus aceita a todos, não importa quem a pessoa seja. Ele não aprova tudo que eu faço, você faz ou qualquer outra pessoa faz. Por isso, você pode estar aceitando sem aprovar. Esse é um ponto importante de minha fé”.
Traduzido de CBN e Church Leaders.
por Jarbas Aragão     Divulgação por IPRVida

03-12-2012 Britânicos se preparam para o “apocalipse maia”


Britânicos se preparam para o “apocalipse maia”Britânicos se preparam para o “apocalipse maia”
O calendário maia supostamente afirma que o mundo irá acabar dia 21 de dezembro. Alguns cidadãos britânicos levam esse assunto muito a sério. E já começaram a estocar comida e armas para sobreviver nos mais diferentes tipos de situações pós-apocalípticas.
O jornal Daily Mail mostrou que um grupo de ingleses teme a chegada de uma “nova era das trevas”, causada por um desastre natural, como explosões solares ou algum cataclisma no final deste ano. Como consequência, poderemos viver um mundo “sem leis e ordem”.
Na tentativa de fugir desses possíveis desastres, muitos eles projetaram rotas de fuga secretas, possuem veículos preparados para fugas rápidas e até uma canoa inflável.
Esse grupo participou de um documentário exibido na TV que mostra como eles estão se preparando para o o “apocalipse maia”, marcado para dia 21. Com o nome de “Sobrevivendo ao Armagedom nos Reino Unidos”, foi exibido pelo canal National Geographic
O escritor Edward O’Toole já saiu da Inglaterra e atualmente vive na Eslováquia, local onde, segundo ele, terá mais chances de sobrevivência. “São 70 milhões de pessoas em uma ilha, todos competindo pelos mesmos recursos. As situações mais prováveis que podemos experimentar são desastres naturais. Eu acho que haverá uma nova Idade das Trevas. Quero me preparar para que meus filhos tenham uma boa chance de sobrevivência”. Para ele, os governos estão secretamente se preparando para o final do mundo como o conhecemos.
“Há muitas coisas que estão sendo feitas para aguardar esse momento. Por exemplo, a Rússia hoje tem bunkers em número suficiente para abrigar toda a sua população. Na América do Norte as pessoas estão tentando construir bunkers, mas não conseguem os equipamento porque o governo já contratou todas as empresas disponíveis para construí-los. Em um nível macro, há, obviamente, algo acontecendo para justificar todas essas obras”.
Roston Upson afirma estar se preparando para formar uma nova comunidade. Ele acredita que o sol irá aumentar de tamanho e, com isso, “acabar com as redes elétricas do Ocidente”.
Malcolm Bowler se preparou para o fim do mundo com diferentes tipos de armas. Sua coleção, iniciada mais de 20 anos atrás, inclui armas para caçar animais na floresta. Para ele, estar preparado é como aprender as técnicas de primeiros-socorros. Mesmo que espere não usá-los, “é melhor prevenir do que remediar “.
Annie Durbin, a única mulher do grupo, explica que desastres naturais anteriores fizeram com que ela quisesse se preparar. Além de já ter armazenado comida para três meses, incluiu na sua lista de emergência material de higiene pessoal e camisinhas. Afinal, segundo ela, ” as pessoas fazem sexo até mesmo em tempos difíceis”. Curiosamente, seu “kit de sobrevivência”, inclui uma ‘faca de batalha’, que a deixa se sentindo mais confiante. Outro artigo curioso são duas cópias do Alcorão. “Eu vivo bem no meio da maior população muçulmana no Reino Unido. Então, sabe, é muito bom saber se adaptar ao ambiente”.
O ex-soldado Michael Sanderson mora com a mulher e os dois filhos em um trailer que estaria “pronto para fugir por uma estrada secreta”. Ele diz estar preparado para um desastre natural e ensina. “Como seres humanos, acho que o que mais precisamos é de água, comida e um lugar para dormir. Tenho tudo isso em meu trailer… É melhor fazer algo logo, você demorar muito para agir, está morto”
Pete Stanford se prepara para o fim do mundo desde 2007. Para ele, é inevitável que após o desastre natural que se aproxima, o mundo fique sem lei e sem ordem, por isso já armazenou várias substâncias perigosas, que podem ser usadas como armas em alguma emergência. Ele possui uma canoa inflável e uma rota de fuga preparada.
Simon Dillon é pai de cinco crianças. Ele tem um grande depósito em sua casa, com feijão enlatado, vários tipos de grão, farinha, acúçar, molhos e alimentos semi-prontos. Seu estoque, calcula ele, é suficiente para alimentar a família por um ano. Ele cria suas próprias galinhas e possui uma horta e árvores frutíferas no quintal.
Tudo pronto para a eventualidade de não poder mais ir ao supermercado caso tudo seja destruído. “Eu sou apenas um cara normal, que é muito religioso e sente ter o dever de sustentar a família. Se esses tempos difíceis vierem, eu não poso depender do governo”.  
Com informações de Daily Mail.
Divulgado por IPRVida

03-12-2012 Apenas 66% da população reconhece que Jesus é a figura mais importante da história


Apenas 66% da população reconhece que Jesus é a figura mais importante da históriaApenas 66% da população reconhece que Jesus é a figura mais importante da história
O pastor John Ortberg, da Igreja Presbiteriana de Menlo Park, na Califórnia, utilizou um estudo realizado pela Harris Interactive para a editora Zondervan para alertar as igrejas que as pessoas, em geral, “não conhecem a verdade sobre Jesus”.
Mesmo que 66% dos entrevistados digam acreditar que Jesus é a figura mais importante da história, o estudo mostra que poucos realmente entendem quem Ele é.
“Muita gente não sabe do papel de Jesus na criação de uma sociedade onde todos os seres humanos são reconhecidos, têm direito, devem ser incluídos e considerados iguais”, diz o pastor.
“Essa realmente era a ideia que começou em Israel e se espalhou pelo mundo, através dos seguidores de Jesus: todo ser humano foi criado à imagem de Deus, é amado por Deus, e consequentemente, deveríamos ter compaixão por todos”, acrescenta Ortberg.
Ele afirma que instituições como orfanatos e hospitais originaram-se com os seguidores de Jesus, que lembravam de Seus ensinamentos e compaixão e decidiram cuidar dos outros.
Ele também lembra que havia um desequilíbrio entre os sexos durante os tempos de Jesus, cerca de 1 milhão de mulheres para 1,4 milhões de homens. Uma grande quantidade de meninas morria durante o parto ou eram mortas ao nascer, por causa de seu sexo, considerado menos valioso.
“Foi realmente através dos ensinamentos de Jesus, e o caminho que Ele ensinou a mulheres, bem como a homens, que se reconheceu que elas também traziam a imagem de Deus em si. Elas foram as primeiras testemunhas da ressurreição e foram líderes na igreja primitiva, onde muito antes da sociedade ensinava-se sobre a grande dignidade, o valor, e a igualdade das mulheres se espalhou”, explica o pastor. “Então, os ensinamentos de Jesus melhoraram em muito a condição das mulheres.”
Ortberg reuniu vários dados da pesquisa promovida pela Harris/Zondervan em seu novo livro, lançado para ‘aquecer o Natal’: Who Is This Man?: The Unpredictable Impact of the Inescapable Jesus [Quem é este homem? O impacto imprevisível do inescapável Jesus].
Ele revela, por exemplo, que 89% das pessoas desconhecem que os seguidores de Jesus foram os pioneiros nos conceitos de alfabetização universal e educação. O pastor acha que é uma vergonha as pessoas não saberem mais sobre quem eles admitem ser a figura mais importante da história.
Após a divulgação recente de um fragmento de papiro onde Jesus supostamente diz que teria uma esposa, muitos historiadores e teólogos questionam o que as pessoas realmente sabem sobre a vida de Jesus.
A pesquisa da Harris/Zondervan revela que a maioria das pessoas não compreende a influência de Jesus na cultura, apesar de reconhecer sua imagem 2.000 anos depois de sua morte. A maioria dos entrevistados não foi capaz de responder corretamente a perguntas a respeito de sua influência e ensinamentos. Menos da metade (47%) reconhece que Jesus foi o primeiro homem a defender a ideia de uma sociedade inclusiva e igualitária.
“Do ponto de vista puramente humano, a maior surpresa é que Jesus conseguiu exercer alguma influência. Normalmente, o legado de alguém fica evidente no momento em que se morre. No dia em que Alexandre, o Grande, César Augusto, Napoleão, Sócrates e Maomé morreram, suas reputações já eram enormes. Quando Jesus morreu, seu movimento pequeno e frágil não dava indícios que resistiria ao tempo”, afirma Ortberg.
“Vivemos em um mundo onde o impacto de Jesus é imenso, mesmo assim seu nome não pode ser mencionado em vários países”, lembra.
A pesquisa foi realizada online entre 13 e 17 de setembro e entrevistou 2.339 adultos, entre os quais 1.062 afirmavam ser cristãos.
 Com informações de Christianity Today, One New Snow e Harris Interactive.
Divulgação por IPRVida

03-12-2012 Embora subestimados, ministérios infantis são o futuro da Igreja, afirma especialista


 Embora subestimados, ministérios infantis são o futuro da Igreja, afirma especialista
O trabalho dos ministérios infantis nas igrejas podem estar sendo subestimados, e isso poderá causar impactos futuros, afirma Tim Thornborough, líder de um ministério infantil.

Ouvido pelo site da revista Christian Today, Tim diz que “evangelistas que vão à caça de pessoas fazem um grande trabalho, mas o maior trabalho de evangelização é o que você faz em grupo de seus filhos”, referindo-se ao fato de pesquisas apontarem que grande parte dos cristãos se decidem pela causa de Cristo aos 17 anos.

Open in new window

Para Tim, os líderes e membros das equipes infantis das igrejas “são os evangelistas da linha de frente, que fazem o trabalho de base, de modo possibilite existir uma igreja na próxima geração”.

Ainda segundo Tim, o trabalho do ministério infantil não deve ser encarado apenas como uma babá, mas sim, como a preparação da próxima fase de vida cristã: “Não estamos apenas cuidando das crianças, e sim, usando a sabedoria dada por Deus para que essas crianças se tornem discípulos maduros”.

Já o missionário e fundador de um ministério infantil chamado “Mark Drama”, segue pela linha do incentivo: “O que muda a vida de crianças em nossos grupos não somos nós, mas a Palavra de Deus. Você vê os outros e acha que eles são tão talentosos e se enxerga como um fracasso. Mas somos todos um pouco de confusos. Jesus é especialista em usar pessoas que são um pouco confusas”, pontua, valorizando os voluntários de ministérios infantis.

Fonte: Gospel+      Divulgação porIPRVida

03-12-2012 A crise econômica aproxima as pessoas da religião?



Direto de Portugal, teólogos, investigadores e pastores admitem que a relação entre situações de vulnerabilidade pessoal e a busca da religião existe, mas não pode ser explicada pela simples existência de uma crise econômica.

São cinco da tarde, a hora marcada para o culto de Domingo, e a sala da Assembleia de Deus, em Lisboa, enche-se aos poucos. Os músicos dirigem-se para o piano, para a bateria e para o baixo, no lado esquerdo do palco. Os pastores não usam paramentos, mas fato e gravata e sentam-se atrás do púlpito.

O coro sobe até à bancada. O piano dá o tom e o culto começa. “Fico feliz de vir a tua casa e cantar!”, entoam.

O salão da Assembleia de Deus, na zona de Penha de França, em Lisboa, já não enche como acontecia nas décadas de 1980 e 1990. Ainda assim, os responsáveis dizem que novos fiéis continuam a procurar esta congregação evangélica. Em Portugal, segundo um estudo realizado pela Universidade Católica Portuguesa (UCP), o número de protestantes e evangélicas passou, em dez anos, de 0,3 para 2,8%

Estaria a crise aproximando as pessoas da religião? Apesar de não responderem de forma taxativa, teólogos, investigadores e pastores concordam que momentos como o que se vive podem motivar as pessoas para a procura do religioso. Mas sublinham que se trata de um fenômeno complexo que não pode ser explicado apenas pela existência de uma crise.

“Em situações de crise, em todas as áreas da vida, é normal as pessoas buscarem mais Deus, é um fato. Há uma tendência para, quando as pessoas têm tudo garantido, esquecerem-se do religioso, como se tudo dependesse de nós e fôssemos auto-suficientes. Mas não é um fenômeno em larga escala. A secularização das sociedades continua a ser muito importante em toda a Europa”, diz o pastor Vieito Antunes, da Assembleia de Deus de Lisboa.

O casal luso-romeno, Mircea e Susana Strango, participa frequentemente no culto, subindo ao palco para cantar em dueto. É uma das razões pelas quais gostam desta igreja: “Não há nenhuma regra que diga que o culto tem que ser desta ou daquela maneira. É tudo mais flexível e livre. Se alguém quiser cantar e dizer alguma coisa, está à vontade. É como se fossemos uma família. Não é o pastor que conduz tudo, que manda ou faz as regras. O pastor lidera, mas nada é rígido como noutros sítios”, descreve Mircea, 34 anos.

Na vida deste casal, a religião tem um papel importante: “Já passamos por fases difíceis, mas sempre superamos e não precisamos de recorrer à ajuda material da nossa igreja. Mas a religião foi muito importante para mim nos momentos mais difíceis da minha vida, sobretudo do ponto de vista espiritual, na força que me deu para continuar a lutar, para procurar trabalho e ter dinheiro para alimentar os meus filhos”, resume Mircea. “A igreja será sempre importante para quem precise de um ponto de apoio, quando tudo o resto falha”, acrescenta.

Teologia da prosperidade
O antropólogo do Centro de Estudos de Religiões e Culturas (CERC) da UCP, Alfredo Teixeira, nota que não é possível dizer “de forma unívoca” que a crise está a aproximar as pessoas da religião, sendo necessário esperar “mais tempo” para perceber isso. O investigador coordenou um estudo sobre as identidades religiosas em Portugal – realizado pelo Centro de Estudos e Sondagens de Opinião e pelo CERC –, e os dados recolhidos, entre Outubro e Novembro do ano passado, já se inseriam neste contexto de “vulnerabilidade social”.

Comparando os dados desta pesquisa com os da realizada há dez anos, o que salta à vista é o aumento das pessoas que não pertencem a qualquer religião (de 8,2 para 14,2%), acompanhado por uma diminuição dos católicos (86,9 para 79,5%) e do crescimento dos pertencentes a outras religiões (de 2,7 para 5,7%).

Alfredo Teixeira admite que o crescimento das igrejas evangélicas, em particular as de recorte pentecostal, pode estar associado à chamada “teologia da prosperidade”. Trata-se de uma teologia apregoada por algumas igrejas como, por exemplo, a IURD e a Igreja Maná, nas quais “ser salvo e ser próspero equivalem-se”: “A salvação é ‘já’ e não algo que se espera para além de uma existência terrena. Neste contexto, as propostas de cristianização dirigem-se, de forma muito directa, aos riscos do quotidiano, e à possibilidade de os ultrapassar. Essa orientação pode, entre outras razões, ajudar a perceber esta última vaga de crescimento dessas igrejas”.

Vieito Antunes, da Assembleia de Deus, que rejeita a teologia da prosperidade, enumera outras razões: “A nossa mensagem é voltada para o povo e dirigida a todo o tipo de pessoas e camadas sociais: temos analfabetos, médicos e engenheiros nos nossos cultos. Porque a Bíblia também está escrita numa linguagem simples e do povo. No entanto, não somos da teologia da prosperidade que é adoptada por outras igrejas evangélicas: a Bíblia não tem em lado nenhum a promessa de enriquecer pessoas. O que o Senhor promete é suprir as necessidades do seu povo”, afirma.

O que leva Mircea e Susana Strango a frequentarem a igreja evangélica Assembleia de Deus é “sentirem-se mais próximos de Deus e da verdade bíblica”. “Estamos convictos que é este o caminho que temos de seguir. As pessoas pensam muitas vezes que o Deus está lá e que nós estamos aqui, cada um com a sua vida. Mas não é verdade, Deus está muito mais perto do que imaginamos. O único problema somos nós, que criamos barreiras entre os homens e a divindade”, afirma.

Alienação e emancipação
A socióloga das religiões, Helena Vilaça, não nega que haja uma ligação entre a crise e a busca da religião, mas esta relação “não é universal nem as coisas são assim tão simples”. Sublinha que “a procura da religião ou do religioso é algo sociologicamente complexo que não pode ser explicado, nem em Portugal nem noutros países, apenas pela existência ou não de uma crise”.

Na sua opinião, a “tese da privação aplicada à procura religiosa” – pessoas que, em situação de carência, procuram respostas na religião – só explica parcialmente a realidade: “Isso seria reduzir a religião a alienação, no sentido marxista do termo. E a realidade revela que a religião também conduz a comportamentos emancipatórios. Há países com crescimento económico e com vitalidade religiosa, como o caso dos EUA, por exemplo. Também o Brasil ou a Coreia do Sul, quando entraram em fase de crescimento, não perderam a vitalidade religiosa”, enumera.

Já José Pereira Coutinho, autor de uma tese de doutoramento intitulada "Modernidade, religiosidade e universidade", considera que, “em termos teóricos” e em tempos de crise, é “natural” que as pessoas com menos rendimentos reforcem a sua religiosidade, sobretudo junto de igrejas que defendam a teologia da prosperidade: “A [Igreja] Católica dá a salvação para o além, não dá resultados agora”, justifica.

José Luís Costa, que é pároco em Linda-a-Velha e capelão prisional no hospital de S. João de Deus e no Estabelecimento Prisional de Caxias, admite que a religião é “uma porta que se abre” quando existe uma situação “mais urgente que desorganiza a vida das pessoas e a sua noção de felicidade”.

Embora reconheça que, neste contexto de crise, “há uma procura maior de aspectos religiosos”, essa busca é feita “de uma forma mais desorganizada e menos institucionalizada”: “Procuram o elemento, mas não a prática, não o ir à missa todas as semanas”, explica. “Há também uma sedução pelo oriental, pelas experiências de carácter psico-religioso, com demanda urgente. O que quer que apareça do campo religioso aparece como um escape”, acrescenta.

Noutras comunidades como, por exemplo, a muçulmana e a oriental, a procura desorganizada não tem a mesma expressão, diz. São, segundo afirma, mais “imunes a esta experiência”, porque são “comunidades pequenas que se organizam facilmente e nas quais a religião é um elemento muito forte e agregador”.

José Luís Costa também afirma que algumas igrejas evangélicas, por assentarem nas emoções e “no momento”, podem permitir às pessoas “alguma descompressão e uma experiência de bem-estar numa situação de tensão emocional”: “Não é em todas as [igrejas] evangélicas, mas, em algumas, o momento carismático é muito forte”, nota.

Sentido ameaçado
Já o pastor Dimas de Almeida, 72 anos, investigador no Centro de Estudos de Ciências das Religiões da Universidade Lusófona e pastor da Igreja Presbiteriana de Portugal, não tem notado nem aproximação, nem afastamento: “Penso que, quando uma crise leva as pessoas a aproximarem-se da religião, pode ser um sinal de fraqueza do religioso. Procura-se uma espécie de consolação, é uma procura de Deus na periferia…A força da crise significaria, de forma invertida, a fraqueza da religião”, diz.

Dimas de Almeida distingue, do ponto de vista sociológico, três espaços de vivência do religioso. Um deles é a igreja tradicional; o outro traduz-se em movimentos religiosos como a IURD e a igreja Maná – “São igrejas fora daquele cristianismo com espessura de séculos. São movimentos recentes com ligações protestantes”, nota. Por fim, existe um espaço em que cada um “confecciona a sua própria mente religiosa”: “Um espaço da religião vivida em autogestão, onde eu confecciono o meu credo religioso. De manhã, vou à missa; à tarde, à bruxa; à noite, ao tarot. Isto é importante. Não podemos olhar com superioridade para isto. Indica que a questão do sentido é importante para as nossas vidas”, diz.

E conclui: “Diante de uma crise profunda, perguntamos ‘o que é que isto significa? Qual o meu papel? Para onde vou?' Somos peregrinos do sentido. Nós todos somos vagabundos do sentido. Há religião porque há problemas do sentido. Quando a crise nos ameaça é o sentido da vida que fica também ameaçado.”

Fonte: Publico - direto de Portugal  
Divulgação por IPRVida

03-12-2012 Thalles Roberto Grava Clipe com Waguinho




A Adud Produções divulgou em seu canal do Youtube o vídeo da canção “Momentos com o Senhor” gravado pelo Cantor Waguinho em parceria com Thalles Roberto.
A música em ritmo de samba é assinada pelo próprio Thalles que comentou a experiência de gravar ao lado de Waguinho, que é um dos sambistas mais conhecidos do meio gospel.
“Tive a honra de compor um Samba e gravar ele com meu [amigo] o @Waguinho Cantor Assistam”, escreveu Thalles postando o link do vídeo clipe que você confere no final desta matéria.
Waguinho faz parte da Assembleia de Deus dos Últimos Dias e já gravou quatro CDs pela gravadora da igreja liderada pelo pastor Marcos Pereira. O último foi “Samba Adorador”, lançado em 2011 e que já recebeu o Disco de Ouro por alcançar mais de 40 mil cópias vendidas.
MOMENTOS COM O SENHOR
Divulgação IPRVida

03-11-2012 Quem não viu veja agora; Justiça afasta cúpula da Igreja Maranata, no ES


26 pessoas são suspeitas de participar de esquema de desvio de dinheiro.
Igreja Cristã Maranata disse que vai colaborar com as investigações.

A Justiça Estadual afastou toda a cúpula da Igreja Cristã Maranata no Espírito Santo, no dia 26 de Novembro, Vinte e seis pessoas são suspeitas de participar de um esquema que desviou dinheiro do dízimo dos fiéis. De acordo com o Ministério Público Estadual (MP-ES), que investiga o caso por meio da operação "Entre Irmãos", esse desvio pode ultrapassar R$ 21 milhões.
No mesmo dia, investigadores estiveram na sede administrativa da Maranata, em Vila Velha, na Grande Vitória, e apreenderam diversos documentos, que serão analisados por promotores. Por meio de nota, a igreja disse que "acredita que todos os pontos da investigação serão apurados devidamente pela Justiça" e que vai colaborar com as investigações.
Os suspeitos tiveram os bens bloqueados e terão que disponibilizar dados bancários e fiscais aos investigadores. De acordo com o MP-ES, a fundação recebeu R$ 1,8 milhão entre 2005 e 2011, sendo um deputado o maior doador: com R$ 860 mil repassados. As investigações ainda apontam o nome de outros parlamentares como doadores.
As quantias foram repassadas à fundação por meio de emendas parlamentares, uma forma que os deputados têm de definir para onde vai o dinheiro do governo. A suspeita é de que essas doações sejam com dinheiro desviado.

Ministério Público levou vários malotes com documentos para serem analisados por promotores, em Vila Velha (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Ministério Público levou vários malotes com documentos para serem analisados por promotores, em Vila Velha (Foto: Reprodução/TV Gazeta)
Outro lado
A Igreja Cristã Maranata informou, por nota, que "recebe com serenidade a ação realizada pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo na manhã desta segunda-feira e acredita que todos os pontos da investigação serão apurados devidamente pela Justiça".
"A igreja avalia que esta será uma importante oportunidade para que as dúvidas levantadas a respeito da idoneidade da instituição e dos seus gestores sejam eliminadas de uma vez por todas. Da parte da Igreja Cristã Maranata, desde que surgiram as primeiras denúncias internamente, todas as medidas necessárias e cabíveis foram tomadas. Da mesma forma, à época, colocou-se proativamente, à disposição das autoridades, levando até as mesmas as denúncias e solicitando a averiguação dos fatos. A Igreja Cristã Maranata reafirma a sua disposição em contribuir para o esclarecimento das denúncias e a sua confiança no trabalho do Ministério Público e da Justiça", diz a nota.

Operação cumpre mandados na Grande Vitória. (Foto: Eliana Gorritti/ G1ES) 
 (Foto: Eliana Gorritti/ G1ES)
 
Operação cumpriu mandados na Grande Vitória"Entre Irmãos"
O MP-ES deixou a sede administrativa da Igreja Maranata, nesta segunda-feira, após nove horas do início da operação "Entre Irmãos". O órgão procura indícios que comprovem um suposto esquema de desvios de dinheiro do dízimo, além de lavagem de dinheiro, falsificações de documentos e ocultação de bens da igreja. No total, 12 mandados de busca e apreensão foram cumpridos neste dia.
Pela manhã, eles também recolheram documentos na Fundação Manoel Passos Barros, na Serra, na região Metropolitana, entidade mantida pela Maranata. O órgão disse que há indícios de desvio até de emendas parlamentares destinadas à fundação.

As investigações da operação "Entre Irmãos" começaram em fevereiro deste ano. O MP-ES afirmou que os desvios aconteciam por meio de pagamentos feitos com notas fiscais ilícitas. Ao mesmo tempo, a Polícia Federal realizou outra operação, que também tem como alvo a Igreja Maranata, mas essas investigações correm em segredo de Justiça.

Agora, o Ministério Público segue com as investigações através do depoimento de testemunhas, eventuais colaboradores e membros da Igreja que tenham informações de irregularidades na gestão. Foram notificadas 26 pessoas para prestarem esclarecimentos a partir dos próximos dias. Outros colaboradores que quiserem auxiliar nas investigações podem entrar em contato com a instituição por meio dos promotores de Justiça do Gaeco, ou pelo telefone 127, da Ouvidoria do MPES, que recebe denúncias sem a necessidade de identificação.
Para ler mais notícias do G1 Espírito Santo, clique em g1.globo.com/es. Siga também o G1 ES no Twitter e por RSS.
Divulgação  IPRVida

Páginas