sábado, 9 de fevereiro de 2013

Jovens de mais de 50 países orando pela Igreja Perseguida



Jovens de mais de 50 países orando pela Igreja Perseguida Evento internacional acontece no período de 1 a 3 de março

O SHOCKWAVE é um evento internacional organizado pelo underground desde 2001. De 1 a 3 de março de 2013, jovens em mais de 50 países estarão unidos em oração pela Igreja Perseguida, formando uma verdadeira onde de choque que vai impactar a vida dos cristãos perseguidos!

O objetivo do SHOCKWAVE é que você se reúna com alguns amigos para orar pela Igreja Perseguida. Para participar, basta organizar uma reunião de oração e chamar seus amigos. Pode ser em qualquer lugar: em casa, na igreja, trabalho, na faculdade, num parque, etc. Para muitos cristãos, a perseguição não para. Não se esqueça deles! Durante estes dias, junte sua galera e faça uma onda diferente. Alcance os cristãos perseguidos com a sua oração!

Em 2013, o tema do SHOCKWAVE será a Igreja Chinesa.

No site, você encontra vídeos e materiais de apoio e divulgação para sua reunião.


Fonte: Portas Abertas
Deixe seu comentário no IPRVida

“Suvaco de Cristo”: Igreja brinca com nome de bloco carnavelesco para evangelizar foliões

“Suvaco de Cristo”: Igreja brinca com nome de bloco carnavelesco para evangelizar foliões

O trabalho de evangelização de uma Igreja Metodista, localizada na Rua Jardim Botânico, Zona Sul do Rio, faz uma brincadeira com o nome de um tradicional bloco carnavalesco da cidade para atrair a atenção dos foliões que passam em frente à igreja.

Ao passar nas proximidades da igreja, as mais de 25 mil pessoas que desfilavam no bloco “Suvaco de Cristo” no último domingo se deparavam com um bem humorado convide escrito em um cartaz: “Não fique só no Suvaco, conheça Cristo por inteiro”. O cartaz faz parte de um trabalho realizado todo ano por um grupo de jovens da igreja, que aproveita o evento para distribuir água e conversar com os foliões.
- É um projeto que nós realizamos todos os anos. Nós entregamos três mil copos de água para os foliões como uma forma de aproximação, para mostrar uma outra cara da igreja – explicou o coordenador do grupo jovem da Igreja Metodista do Jardim Botânico, Carlos Augusto Soares da Rocha, que tem planos de modernizar ainda mais o projeto.
- Ainda não defini como será feito esse trabalho em 2014, mas minha ideia é fazer algo mais dinâmico, com outros dizeres, mensagens mais simples – explicou Soares.
De acordo com o jornal O Globo, a ideia de usar o nome do bloco como uma forma de evangelismo surgiu em 1999, com o pastor Rodolfo, que faz parte de outra igreja. Segundo ele, tudo começou quando o Suvaco passava pelas ruas do bairro, à noite.
- Nós sempre tivemos culto à noite, mas no dia do bloco ele quase não existia, pois as pessoas não conseguiam chegar. Além disso, eu via várias pessoas passando por ali, em frente a uma igreja, sem nem se importar. Daí surgiu a ideia da água, que além de refrescar é também um símbolo de Cristo – explicou o pastor.
Por Dan Martins
Deixe seu comentário no IPRVida

Domingo da Igreja Perseguida 2013: dia 26 de maio

Dip2013_topo

Os cristãos perseguidos contarão mais uma vez com o envolvimento da Igreja brasileira. Há 25 anos, a Portas Abertas patrocina o Domingo da Igreja Perseguida, mais conhecido como DIP. O evento reúne milhares de igrejas em todo o Brasil e até em outros países, em um único dia, para lembrar a realidade de cristãos que enfrentam a hostilidade e a opressão por conta de sua fé.Em 2012, mais de 5.500 igrejas no Brasil participaram do DIP, levantando um clamor para que a Igreja Perseguida permaneça firme.

Para que o DIP aconteça, é necessário realizar o cadastramento no site www.domingodaigrejaperseguida.org.br  para ter acesso aos materiais que a organização disponibiliza para download. São ideias de peças de teatro, pregações, atividades infantis, campanhas de oração, testemunhos, campanhas de doação e arquivos de imagens e vídeos que relatam a vida de milhares de cristãos ao redor do mundo. Há muitas opções de atividades no site para que o DIP seja o mais eficiente possível na tarefa de conscientizar a Igreja brasileira. Ele é completo e traz muitas informações sobre o que é o evento, como participar, como doar, além de permitir interação por meio de comentários
Além dos materiais disponíveis para donwload, quem se cadastrar receberá gratuitamente em sua residência um kit com um passo-a-passo, cartazes, teasers e crachá.
Tema: Mulheres
O DIP 2013 terá foco especial nas mulheres da Igreja Perseguida. Dependendo do país de origem, a mulher já é desprezada pela sociedade. Sendo cristã, esse desprezo aumenta e elas são consideradas “nada” para seus familiares e vizinhos.
Muitas dessas cristãs tiveram seus maridos presos e até mortos. Muitas ficam com a responsabilidade de continuar o trabalho da igreja na ausência dos maridos. Mas, além de todo sofrimento, elas continuam tendo suas tarefas como mães e precisam prover as necessidades dos filhos.
Participe!
Cremos que quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele. Realizar o DIP significa lembrar e agir em favor dessa parte do Corpo de Cristo, em países como Coreia do Norte, Irã, Afeganistão, Eritreia, Nigéria, Colômbia, entre outros. Contamos com você!
Avise seu pastor e programe-se para realizar o DIP em sua igreja. Não desista! Continue agindo em favor de seus irmãos: torne-se um abençoador para aqueles que precisam permanecer firmes na linha de frente!
Em caso de dúvidas, envie um email para dip@portasabertas.org.br ou ligue para (11) 2348 3330.
Fonte: Portas Abertas
Deixe seu comentário no IPRVida

Igrejas na Índia fazem manifestação pacífica contra violência feminina


Igrejas na Índia fazem manifestação pacífica contra violência feminina Campanha para sensibilizar a comunidade para todas as formas de violência contra as mulheres

Em janeiro, a Índia comemorou seu 63º Dia da República, e o debate sobre o papel das mulheres é um dos principais temas. O título da campanha realizada pelas igrejas refere-se a dados do último censo nacional (Censo 2011), o qual afirma que a disparidade entre homens e mulheres na população é de 37 milhões.

Por essa razão, as igrejas locais iniciaram uma campanha em que acenderão simbolicamente (no total) 37 milhões de luzes e velas.

 "Na Índia, a violência sexual contra as mulheres é antiga e difundida. Crimes como estupro, assassinatos, crimes de honra, meninas ainda crianças dadas em casamento e tráfico humano estão na ordem do dia. Violência sem sentido e brutalidade causadas à vítima abalaram a consciência de muitos cidadãos de classe média, que consideram a Igualdade de Gênero tão importante quanto a luta contra a pobreza." No entanto, "este movimento deve continuar até que a justiça seja feita para todas as nossas filhas e irmãs que foram violentadas", diz Anthony Charanghat, escritor em um periódico.

Em sua mensagem para o Dia da República indiano, até mesmo a Conferência Episcopal (CBCI) voltou-se para a questão da violência contra as mulheres. Os bispos salientam que "a violência contra mulheres e crianças - não apenas violações, mas todos os casos de infanticídio e feticídio feminino, assédio, estupro, crimes de honra e dotes  - desmoronam os pilares da sociedade e da nação, impedindo o caminho para paz e prosperidade."

Na realidade da Igreja Perseguida vemos que, muitas vezes, famílias cristãs são obrigadas a entregar suas filhas em matrimônio para muçulmanos, e quando se recusam a fazê-lo, suas filhas são sequestradas e convertidas ao islamismo à força. Acontecimentos como esses são registrados em países como Índia e Paquistão.

Motivos de oração


1. Ore pelas mulheres que têm sofrido abusos e violência para que sejam curadas física e emocionalmente. Ore para que elas conheçam o consolo que vem do Deus - II Corintios 1:3.11.

2. Ore pela campanha "37 milhões de luzes" desperte um senso de justiça entre os que criam as leis e as põe em prática.

3. Ore, para que a Verdade que é Jesus Cristo liberte o povo da Índia desses pecados que o prende e destrói.

4. Ore para que em todo o mundo, as pessoas voltem os seus olhares para aquelas que perderam tudo: pais, casa, alimento, recursos, dignidade, proteção, amor, atenção, segurança, saúde e tantas outras coisas.

Fonte: Portas Abertas
 Deixe seu comentário no IPRVida

Missões Nacionais participa de conferência sobre evangelismo em eventos esportivos


Missões Nacionais participa de conferência sobre evangelismo em eventos esportivos Organizações apresentaram seus planejamentos para os grandes eventos na área do esporte

Entre os dias 28 de janeiro e 3 de fevereiro, foi realizada a Conferência Internacional de Ministérios Esportivos, em Natal (RN), organizada pela Coalizão Brasileira de Esportes (CBE), com apoio da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB). O objetivo do evento era preparar líderes para a organização de ações evangelísticas durante os próximos eventos esportivos que acontecerão no Brasil, como a Copa das Confederações, que ocorre de 15 a 30 de junho deste ano, além da Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas de 2016.

Estiveram presentes líderes de todo o Brasil, além da América Latina e outras partes do mundo. Todas as organizações presentes apresentaram seus planejamentos para os grandes eventos na área do esporte. O pastor Fabrício Freitas, gerente executivo de missões, esteve na conferência para representar Missões Nacionais e apresentou o programa Avança, Brasil - criado com a finalidade de ajudar a impulsionar as igrejas batistas de todo o Brasil para evangelizar nos dias de jogos. "Foram momentos marcantes, com pastores e líderes de vários ministérios que estão relacionados com a evangelização através do esporte no Brasil e no mundo. Diante dos grandes eventos esportivos que estarão acontecendo no Brasil, queremos aproveitar esta grande oportunidade de evangelização para a implantação do ministério esportivo na igreja local", disse pastor Fabrício.

Esteja, desde já, em oração por essas estratégias e mobilize sua igreja. Serão dias em que a igreja poderá pregar a Palavra para pessoas de diversos países, incluindo aqueles onde é proibido falar sobre Cristo. Com a ajuda de cada batista brasileiro, poderemos mostrar ao mundo que além do futebol, o Brasil é uma terra de pessoas que amam e servem ao Senhor Jesus. Para as igrejas serão disponibilizados treinamentos em parceria com a CBE a fim de que usem o esporte como ferramenta de evangelização. Não fique de fora!

Fonte: Junta de Missões Mundiais
 Deixe seu comentário no IPRVida

Oportunidades de evangelismo na Espanha


Oportunidades de evangelismo na Espanha

Casal de missionários estará no Brasil nos meses de março e abril

O casal missionário, pastor Marcos Vinícius e Sylvia Araújo, tem usado várias oportunidades para testemunhar o Evangelho de Cristo em La Línea, Espanha. Segundo eles, a cada ano Deus os surpreende com portas que se abrem para testemunhar através de encontros e celebrações.

No começo deste ano, eles realizaram um jantar de confraternização com os pequenos grupos nas dependências da Igreja Batista em La Línea. Segundo o missionário, os amigos que estão assistindo aos trabalhos puderam ir à igreja, participar do seu grupo junto com outros, num ambiente familiar e conhecido. Participaram mais de 30 pessoas. “Foi uma experiência gratificante, uma noite de testemunhos! Lisa, uma jovem senhora fruto do evangelismo pessoal de nossa irmã Jennifer, deu seu testemunho dizendo que viu, na vida dela, milagres de Deus. Outros compartilharam milagres recebidos de Deus ao longo de 2012. Foi um tempo de louvor e gratidão”, disse o pastor Marcos Vinícius.

No Culto de Gratidão, no final do ano passado, eles viveram um momento muito significativo: foi a consagração de Jesús Garcia como membro ativo do Grupo de Motoqueiros Cristãos de Andaluzia. Este é um ministério que visa evangelizar os que praticam o motociclismo como hobby. Quando o casal missionário chegou a La Línea, esse irmão estava afastado e dizia que não voltaria a pôr os pés na igreja. Devido a problemas familiares, ele aceitou participar da Escola de Pais com sua esposa. Hoje, Jesús sai com sua moto carregada de bíblias e folhetos, compartilhando a Palavra com seus companheiros.

Em Jimena de la Frontera o Espírito Santo está fazendo Sua Obra e frentes missionárias estão se expandindo. Naquela localidade duas pessoas aceitaram a Cristo – Joaquina e seu marido Isidro. Na semana seguinte eles já abriram as portas da sua casa para a reunião do grupo. Mas, o melhor, eles pediram oração por um lugar mais amplo para realizar as reuniões e o Senhor já respondeu! Há uma promessa da Prefeitura em ceder um local para os irmãos se reunirem. “Louvem a Deus conosco pelo avanço da obra em Jimena e pela vida do casal responsável pelo trabalho, irmãos Manuel e Ester”, pede a missionária Sylvia.

Campanha Missionária 2013
Nos meses de março e abril o casal missionário, pastor Marcos Vinícius e Sylvia estará no Brasil, mais especificamente no Nordeste fazendo promoção. Eles estarão falando às igrejas e nos encontros promovidos por Missões Mundiais.

“É com muita alegria que compartilhamos que o pastor David Bianchi e sua esposa Margarita (foto) também irão ao Brasil. Como nossos obreiros da terra, eles darão testemunho da obra que Deus tem feito através deles aqui. Estamos contentes porque este casal é fruto da Congregação Batista de La Línea e foram chamados por Deus para a obra missionária. Eles estarão realizando promoção no Rio de Janeiro e em São Paulo. Orem pela viagem, pela saúde deles, por aqueles que os receberão e pelos tradutores”, pede o pastor Marcos Vinícius.


Fonte: Junta de Missões Mundiais
Deixe seu comentário no IPRVida

Cristã Indígena enfrenta repetidos ataques na Colômbia



Cristã Indígena enfrenta repetidos ataques na ColômbiaJovem tem sofrido ameaças e ataques porque decidiu que seria melhor não se manter em silêncio

"Nós estamos cientes de sua atividade em Bogotá", disse a voz masculina anônima ao telefone. "Estamos mantendo olhos e ouvidos em você, para saber o que você vai dizer."

A ligação para o celular da líder cristã Arhuaca, Elizabeth Torres aconteceu uma semana antes da mesma falar, no primeiro fórum realizado pela Portas Abertas, sobre os direitos do indígena cristão da Colômbia, em Bogotá.

Seu testemunho foi para recontar a perseguição cruel que sua família cristã e outras 46 famílias também cristãs da etnia Arhuaca, sofreram por causa de sua fé.

Cerca de 300 pessoas, incluindo o governo e funcionários encarregados dos direitos humanos, cristãos indígenas e representantes dos meios de comunicação, vieram para ouvir em primeira mão os relatos dos repetidos abusos cometidos contra os povos indígenas que abraçam o Evangelho.

Elizabeth sabia que sua participação poderia colocá-la em perigo; no entanto, como os outros participantes, ela disse aos colaboradores da Portas Abertas que seria melhor não manter em silêncio, mas sim aumentar a conscientização sobre os abusos cometidos contra os cristãos indígenas.

No final do fórum, ela embarcou em um ônibus para a viagem de 16 horas de Bogotá para sua casa no norte da Colômbia. Um homem que entrou no ônibus, se aproximou por trás dela.

"Eu sou uma das pessoas que estão assistindo você," ele disse a ela. "Nós sabemos com quem você estava em Bogotá e o que você está tentando fazer."

Elizabeth prendeu a respiração e permaneceu em silêncio, orando em voz baixa pedindo a Deus por proteção.

Uma semana depois, em sua comunidade, dois homens em uma motocicleta a pararam. Eles se identificaram como líderes indígenas da organização que tem atacado cristãos e disseram que ela deveria parar de acusá-los e ao contrário do que vinha fazendo, trabalhar para eles como uma informante. Seu trabalho consistiria em contar-lhes os movimentos, atividades e projetos dos cristãos indígenas. Em troca ela receberia um salário mensal que lhe permitiria viver confortavelmente e apoiar seus pais e sua filha.

Ela não disse nada, e os homens saíram em sua motocicleta. Com muito medo, no dia seguinte Elizabeth relatou o que havia acontecido ao Ministério Público, culpando a organização tradicionalista indígena se alguma coisa acontecesse com ela ou sua família.

Em seguida ela mudou seu número de telefone, reduziu suas atividades, e começou a variar sua rota de viagem ao redor da cidade para impedir as chances de ataques físicos.

Mesmo tendo tantos cuidados, um tempo depois, ela recebeu um telefonema em seu novo número. Um homem jurou para ela antes de lhe dizer que ele e um grupo de pessoas tentaram raptá-la em casa. O que os impediu, segundo ele, foi a presença de cerca de 20 homens uniformizados militarmente ao redor de sua casa.

"Você acha que isso vai nos assustar? Agora você tem o exército para protegê-la, mas eles não vão estar sempre disponíveis para acompanhá-la", disse ele.

Eliza ficou chocada. Ela nunca teve qualquer ligação com o exército, apenas orou para que Deus enviasse anjos para guardar sua vida e sua casa.

"O que aconteceu é que eu tenho um Deus que me protege e que enviou seus anjos para me guardar", ela disse a quem estava ligando. "Você vai ter problemas se continuar me perseguindo."

O homem lhe disse que ele e seu grupo por várias vezes haviam tentado tomar medidas contra ela, mas simplesmente não conseguiam. "Agora eu entendo que você é realmente uma verdadeira cristã", disse ele. "Mas cuidado, porque outros podem procurar por você e conseguir pegá-la."

Ela expressou seus temores, por meio de um e-mail, a um trabalhador da Portas Abertas: "Como eu lhe disse, esta é uma luta, mas o Senhor em Sua Palavra nos diz: Não tenha medo. Eu estou com você. E isso é o que eu tenho feito: confiar no Senhor. Mas eu tive que mudar meu número de telefone. Perdoe-me por não ter te ligado, ou me comunicado, mas às vezes eu sinto medo."

A necessidade de defender

Desde 2009, a Portas Abertas tem auxiliado Elizabeth e outras famílias a reivindicarem os seus direitos como indígenas colombianos. Devido a erros de interpretação da lei, o Tribunal Constitucional violou seus direitos fundamentais à posse da terra e dignidade.

O fórum da Portas Abertas no qual Elizabeth participou, "Autonomia e justiça indígena: Licença para violar os direitos humanos?" excedeu as expectativas de ajuda da Portas Abertas.*

Elizabeth, 23 anos, mãe e estudante de engenharia de sistemas, falou sobre o deslocamento e as práticas de maus tratos que ela e sua família têm sofrido, desde 2006, quando líderes indígenas tradicionalistas detiveram a comunidade de cristãos em massa e os mantiveram sem comida ou água por três dias. Em seguida, os militantes da FARC os removeram à força de suas casas e terras.

Tanto os guerrilheiros como os líderes indígenas tradicionalistas se opõem à Igreja. Grupos ilegais de esquerdistas armados da Colômbia acreditam que a Bíblia faz uma lavagem cerebral nos cristãos e que os cristãos são informantes para os Estados Unidos e para os governos Colombianos que nunca apoiarão sua revolução. Os tradicionalistas líderes indígenas acreditam que o Cristianismo ameaça tradições ancestrais, e se aliaram com as guerrilhas da FARC ativas na região montanhosa ao norte de Cesar para expulsar os indígenas que abraçam o cristianismo.

Poucas semanas depois que Elizabeth havia dado à luz, ela, seu bebê e sua mãe, Raymunda, foram presos por uma semana sem comida ou líquido. Depois que elas fugiram, encontraram seu pai, Juan, em uma cidade próxima. A própria prisão de Juan durou três meses, durante os quais ele ficou gravemente desnutrido, perdeu as habilidades motoras e parte de sua visão.

Eventualmente, as outras 45 famílias que haviam sido expulsas chegaram na cidade de Valledupar, onde se juntaram à Associação dos Indígenas Deslocados, fundada em 2007 para procurar a ajuda do governo local. Mas, apesar desses esforços, a influência de líderes indígenas tem impedido as autoridades civis em Valledupar de ajudar os cristãos. Os líderes argumentam que aqueles que optam pela fé cristã, na verdade, renunciam suas identidades indígenas, perdendo assim todos os direitos tribais e benefícios, incluindo terra, alimentação e educação.

Algumas famílias optaram por renunciar aos seus direitos como indígenas. Consequentemente, eles trabalham em qualquer emprego disponível para sobreviver em uma cidade onde não podem usar sua língua nativa Arhuaco ou trabalhar em suas ocupações anteriores, como os produtores de café.
Fonte: Portas Abertas
Deixe seu comentário no IPRVida

Cristãos são presos após fracasso de um golpe de Estado, na Eritreia


Cristãos são presos após fracasso de um golpe de Estado, na Eritreia

Líderes das igrejas têm permanecido firmes mesmo em meio às pressões

Horas antes da novidade de um golpe de Estado fracassado chegar à mídia, a Missão Portas Abertas foi informada de uma nova onda de prisões sistemáticas de líderes de igrejas da Eritreia. Ainda não está claro quando essa campanha começou, mas até a publicação, pelo menos dez líderes de igrejas que haviam sido banidos pelo Governo de 2002 foram presos. Cristãos dizem ser esta a campanha mais séria até então.

Já houve diversas campanhas como esta no passado, mas líderes temem que essa, em particular, é mais séria porque tem como objetivo "erradicar a Igreja subterrânea ao apontar os principais líderes ao redor do país."

Desde o surgimento de notícias a respeito dessas renovadas prisões sistemáticas, alguns líderes de igrejas tiveram que se esconder, pela segunda vez, em alguns meses. De acordo com fontes confiáveis próximas aos acontecimentos na Eritreia, líderes das igrejas têm permanecido firmes mesmo em meio às pressões.

Para os cristãos na Eritreia, os últimos meses têm sido como um passeio na montanha-russa. Depois da morte do primeiro ministro da Etiópia, em agosto do ano passado, tensões se elevaram no país. Cristãos testificaram de boatos de novas lutas entre Eritreia e Etiópia depois que a morte de um de seus antigos rivais tornou a situação ainda mais amarga. Houve relatos de que o governo estava transitando rifles para as casas caso uma guerra eclodisse. Alguns cristãos descreveram esses meses de incerteza como suas noites mais escuras enquanto oravam ardentemente pela luz de uma nova alvorada em seu país.

Essas tensões foram seguidas pela notícia da liberação de 31 estudantes cristãos que estavam sendo mantidos no Centro de Treinamento Militar de Sawa, desde 2006. O grupo de estudantes da Universidade de Mai-Nefhi, incluía 14 mulheres, e os estudantes foram presos após se recusarem a participar contra sua consciência durante danças culturais das celebrações do Dia da Independência.

Os cristãos testificaram que apesar das dificuldades que eles encontraram nas horríveis condições das prisões, eles não negaram a Jesus. Às mulheres foi oferecida a liberdade em troca de favores sexuais, mas nenhuma cedeu. Todas se mantiveram firmes na fé.

Na mídia, as reações em relação ao golpe fracassado foram variadas. Relatos indicaram que cerca de 100 soldados marcharam até o Ministério da Informação, e chegaram até o escritório do diretor, que foi forçado a ler uma declaração ao vivo que exigia a liberação de prisioneiros políticos. Depois que o diretor leu a declaração, o sinal foi cortado repentinamente. Como garantia, os soldados levaram a filha do presidente, Elsa, que trabalha no Ministério da Informação, como refém temporariamente.

Contudo, o New York Times informou que tropas leais ao governo foram capazes de segurar os soldados durante a tentativa de golpe. Depois disso, os soldados renegados foram presos.

Relatos do Golpe vieram em meio a especulações sobre a deterioração da saúde do presidente Afewerki. Ele viajou para o exterior durante essa última semana para buscar atenção médica devido a uma doença no fígado, mas o departamento de informações oficiais refutou essas especulações, insistindo que o presidente, de 66 anos de idade, está com boa saúde.

Motivos de Oração


Ore para que a graça de Deus seja derramada aos líderes cristãos presos na última campanha contra a Igreja. Ore para que Deus continue dando forças para enfrentarem situações muito difíceis.

Ore pelas igrejas cujos líderes foram presos ou forçados a se esconder. Ore para que Deus levante outros para preencher as lacunas deixadas e que o rebanho de Deus continue a ser nutrido apesar das dificuldades.

Ore pelo governo da Eritreia. Ore para que Deus possa trazê-los para a fé e salvação em Cristo. Ore especificamente pela salvação do Presidente Afewerki, que foi exposto muitas vezes ao Evangelho.


Fonte: Portas Abertas

Deixe seu comentário no IPRVida

Líder evangélico sugere pastoral aos que se decepcionaram com a Teologia da Prosperidade


Líder evangélico sugere pastoral aos que se decepcionaram com a Teologia da Prosperidade
 Ariovaldo Ramos afirma que ´essa teologia não tem respaldo bíblico`

O líder evangélico Ariovaldo Ramos, da Comunidade Cristã Reformada de São Paulo, conclamou a Igreja a reverter os estragos teológicos, pastorais e comunitários que a Teologia da Prosperidade provocou em seu meio. "Essa teologia não tem respaldo bíblico", escreveu em seu blog.

"Deus foi transformado num gordo e avaro banqueiro que está pronto a repartir as suas benesses para quem pagar bem", disse. "O antigo conto do vigário foi substituído pelo conto do pastor", ironizou.

Em aplicação há mais de 30 anos no Brasil, a Teologia da Prosperidade ainda se mantém viva. Ariovaldo se pergunta como ela consegue atrair seguidores, para responder: "Em primeiro lugar, a vida longa se sustenta pela criatividade, os pregadores dessa mensagem estão sempre se reinventando, vivem de promover espetáculos às custas da boa fé do povo", constata.

Seus arautos são muito criativos, verdadeiros "pop stars" animadores de auditórios. "É uma sucessão de invencionices: um dia é passar pela porta x, outro é tocar a trombeta y, ou empunhar a espada z, ou cobrir-se do manto x, e, por aí vai. Isso sem contar o sem número de amuletos ungidos, de águas fluidificadas e de bênçãos especiais", analisa.

Outro fator para a vida longa experimentada pela Teologia da Prosperidade, segundo Ariovaldo, é a penitência. "Os pregadores dessa panacéia descobriram que o povo gosta de pagar pelos benefícios que recebe, algo como 'não dever nada a ninguém', fruto da cultura de penitência amplamente disseminada na igreja romana medieval".

A Teologia da Prosperidade justifica o pior do capitalismo, que se sustenta no individualismo e no consumismo. Quem mais acumula é o "protótipo do ser humano de fé". Na verdade, "a fé cristã, de modo geral, não se dá bem com a busca pela riqueza como objetivo em si", aponta Ariovaldo.

Não é de estranhar, pois, que "ética seja um artigo em falta na vida e no 'shopping center' de fé desses 'ministros'", afirma o líder evangélico. Os pastores se enriquecem, melhoram sensivelmente o padrão de vida, adquirem patrimônio, viram artistas de TV, enquanto o povo espera que a negociata com Deus se concretize.

Ariovaldo sugere que a Igreja desenvolva uma pastoral para aquelas pessoas que ouviram falar de Cristo nas igrejas que propagam a Teologia da Prosperidade, mas nelas não o encontraram e não viram as promessas de vida próspera se concretizarem.

"Aqueles que pararam de procurar o Cristo talvez estejam perdidos para sempre. Mas há aqueles que continuam procurando. A esses a Igreja deve se voltar", defende o pastor, sugerindo a introdução de "uma pastoral para a decepção".

Fonte: ALC
Deixe seu comentário no IPRVida

Comemoração do Dia da República da Índia é direcionada as mulheres

Comemoração do Dia da República da Índia é direcionada as mulheres


Nesse mês de janeiro a Índia comemorou seu 63º Dia da República. Na campanha foram discutidos vários assuntos, o principal deles foi sobre o papel das mulheres. A campanha é realizada por igrejas, e refere-se a dados do ultimo censo nacional o Censo 2011, na qual afirmava a desigualdade na sociedade entre mulheres e homes.

A diferença na população entre homes e mulheres é de 37 milhões, assim as igrejas estão fazendo a campanha que simbolicamente acenderá 37 milhões de novas luzes.
O escritor Anthony Charanghat, deixou uma mensagem para o Dia da República, veja um trecho do texto: ”Na Índia, a violência sexual contra as mulheres é antiga e difundida. Crimes como estupro, assassinatos, crimes de honra, meninas ainda crianças dadas em casamento e tráfico humano estão na ordem do dia. Violência sem sentido e brutalidade causadas à vítima abalaram a consciência de muitos cidadãos de classe média, que consideram a Igualdade de Gênero tão importante quanto a luta contra a pobreza.” No entanto, “este movimento deve continuar até que a justiça seja feita para todas as nossas filhas e irmãs que foram violentadas”. Na mensagem de Anthony ele abordou principalmente assuntos sobre violência contra mulher.
Os bispos salientam que “a violência contra mulheres e crianças – não apenas violações, mas todos os casos de infanticídio e feticídio feminino, assédio, estupro, crimes de honra e dotes  – desmoronam os pilares da sociedade e da nação, impedindo o caminho para paz e prosperidade.”
Na igreja perseguida vemos que muitas vezes, famílias cristãs são obrigadas a entregar suas filhas em matrimônio para muçulmanos, e caso recusassem a entregar as meninas, elas eram sequestradas e convertidas a força ao islamismo.
Pelo mundo estão organizando campanhas de oração pelos seguidores da Igreja Perseguida, um dos eventos organizados é o SHOCKWAVE, que esta fazendo jovens de vários países se reunirem para fazer orações aos perseguidos.

Motivos de oração

1. Ore pelas mulheres que têm sofrido abusos e violência para que sejam curadas física e emocionalmente. Ore para que elas conheçam o consolo que vem do Deus – II Corintios 1:3.11.
2. Ore pela campanha “37 milhões de luzes” desperte um senso de justiça entre os que criam as leis e as põe em prática.
3. Ore, para que a Verdade que é Jesus Cristo liberte o povo da Índia desses pecados que o prende e destrói.
4. Ore para que em todo o mundo, as pessoas voltem os seus olhares para aquelas que perderam tudo: pais, casa, alimento, recursos, dignidade, proteção, amor, atenção, segurança, saúde e tantas outras coisas.
Héber Fraga 
Deixe seu comentário no IPRVida

Gene gay – Discussão gerada por geneticista e Silas Malafaia abre nova polêmica: “Eli Vieira não é autoridade final sobre o assunto”


Gene gay – Discussão gerada por geneticista e Silas Malafaia abre nova polêmica: “Eli Vieira não é autoridade final sobre o assunto” As declarações em vídeo do geneticista Eli Vieira contestando os argumentos sobre genética usados pelo pastor Silas Malafaia na entrevista dada por ele ao De Frente com Gabi repercutiram nas redes sociais e agora, sofrem avaliações de outros formadores de opinião.
Com mais de um milhão de visualizações no Youtube, as declarações de Eli Vieira foram analisadas sob uma ótica mais minuciosa e não tão simplista pelo jornalista Pedro Burgos e pela socióloga Regina Facchini.
Burgos afirma que entende “que muita gente tenha se sentido incomodada com as coisas que Silas Malafaia falou no domingo”, porém ressalta que “o problema não é só o tom da revanche, mas a confiança cega em ‘estudos’”, por parte do geneticista.
“Quando é conveniente para Eli Vieira [...] ele cita hipóteses. Quando Silas cita livros e outros estudos que contradizem a sua visão, que tem até mais base, isso é ‘charlatanice’”, pondera Burgos.
Regina Facchini ressalta que há que se diferenciar partes do assunto para que a discussão seja feita a partir do equilíbrio e revela: “Há um ponto que me preocupa muito: a repercussão nas redes sociais foi bastante grande, especialmente entre pessoas preocupadas com a defesa dos direitos de LGBT, mas infelizmente parece não se ater a essa diferenciação”, afirmando que muitos entenderam que o discurso usado por Silas Malafaia estava derrubado.
“Todos já ouvimos sobre estudos que procuram demonstrar que o ‘comportamento sexual humano’ sofre influências genéticas ou biológicas de modo mais amplo. Não há novidade nisso. Esses estudos pipocam na mídia há décadas. O novo é assumir e procurar difundir, de uma perspectiva da genética, que há demonstrações científicas dessa influência, mas também há o fato de que o comportamento humano NÃO É DETERMINADO geneticamente”, pondera a socióloga que complementa afirmando que o comportamento de uma pessoa “trata-se de algo bastante complexo e não nos cabe reduzir essa complexidade para fazer com que caiba em nossas escolhas morais. Do ponto de vista político, temos que lidar com o fato tal qual é”.
Regina ressalta ainda que as palavras de Eli Vieira tornam acessíveis e não simples um assunto complexo: “Lamento o uso que se tem feito na rede desse vídeo pra dizer que ‘vejam, que bom, a gente nasce assim!’. Além de simplificação absurda da questão e distorção do que o autor do vídeo diz, há uma acomodação a um olhar reducionista em relação ao ‘comportamento humano’, que desconecta a questão de seu norte político mais profícuo: trata-se de reconhecimento ou não dos direitos humanos”, pontua.
Para o jornalista Pedro Burgos, o caminho contra a simplificação equivocada das questões em torno da luta de ativistas é a definição de princípios para basear o debate: “Temos que adotar uma postura, na falta de um termo melhor, cientificista, de achar que um estudo X valida qualquer ideia, e pensarmos na floresta e menos nas árvores”.
A psicóloga cristã Marisa Lobo também publicou um texto com pesquisa e opinião de diversos nomes conceituados no meio científico para comprovar que “não existem fatos científicos que provem que a homossexualidade seja genética. Todos os estudos divulgados deixam claro que se trata de probabilidade apenas, e induzir ao erro é considerado um grave delito na comunidade científica”, disse ela que relata estar sendo fortemente atacada por militâncias gays e ateistas devido a suas convicções e publicações na internet.
Nos comentários da matéria veiculada pelo Gospel+ sobre a tréplica de Eli Vieira a Silas Malafaia, o usuário Enelia analisou o site do geneticista e criticou a posição dele: “Esse Eli parece uma autoridade final sobre esse assunto, mas isso não é verdade. Estive lendo alguns artigos dele e o que ele apresenta são estudos baseados em observação e não em fato concreto confirmando que há algum tipo de genes que determina que o indivíduo nasce homossexual [...]Ele argumenta que na verdade ‘Há diferentes estudos propondo bases genéticas para a homossexualidade e razões evolutivas para seu surgimento’, Ou seja são estudos com propostas e não fatos científicos [...]Eu fico com a última parte que ele disse: ‘…os geneticistas já sabem que é inadequado dizer que existem genes ‘PARA’ estas características’ Ele acabou de confirmar o que o Silas (cientificamente ou não) disse. Tudo está ainda no campo da teoria”, escreveu.
Confira a íntegra dos artigos de Marisa Lobo, Pedro Burgos e Regina Facchini acessando os seguintes links:
“Malafaia ‘perdeu’ e a ciência ganhou? Não tão rápido”, por Pedro Burgos
“O status de humano e suas medidas”, por Regina Facchini
“Gene Gay? Com ciência não cabem malabarismo”, por Marisa Lobo
Por Tiago Chagas,
Deixe seu comentário no IPRVida

Escola de Bambu: campanha busca recursos para construção de escola na Libéria


Escola de Bambu: campanha busca recursos para construção de escola na LibériaO projeto Escola de Bambu é uma iniciativa social voltada à educação desenvolvida na Libéria, país africano que ocupa a sexta pior posição no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Organização das Nações Unidas (ONU), e que por mais de 14 anos, viveu uma guerra civil.

Os soldados que protagonizaram as batalhas eram na maioria, crianças e adolescentes liberianos. Atualmente a população do país é formada majoritariamente – 60% – pelas mesmas crianças e adolescentes.
A escola de bambu que inspirou o projeto foi construída pelo ativista social liberiano Sabato Neufville, que construiu uma escola usando bambus e atualmente, oferece educação básica para mais de 300 crianças por mês.
A estrutura da escola é feita apenas por paredes e lousas, sem banheiro, água, luz e qualquer outra infraestrutura básica de uma escola normal. Isso acontece devido à pobreza extrema do país: “Não existe rede pública de energia elétrica, saneamento básico, semáforos em funcionamento, asfaltamento em ruas, transporte público e tantos outros benefícios existentes no lado ocidental do mundo”, relata o jornalista Vinícius Zanotti, fundador do projeto Escola de Bambu no Brasil, que visa o levantamento de recursos para construção da escola de alvenaria na Libéria.
A inspiração do ativista Sabato ao erguer uma escola de bambu, vem do princípio de que com a educação, a longo prazo a realidade do país será mudada, transformando as condições sociais dos habitantes do país que tem, no significado do nome, o sentido de Terra da Liberdade.
Confira abaixo o vídeo do projeto Escola de Bambu:


Para saber mais sobre o projeto ou fazer doações, acesse o site escoladebambu.com e confira os detalhes da iniciativa e a prestação de contas.
Abaixo, veja algumas fotos das crianças liberianas atendidas pela escola construída por Sabato Neufville:
escola bambu2
escola bambu3
escola bambu1

Por Tiago Chagas,
Deixe seu comentário no IPRVida


Suspensão da Igreja Universal na Angola pode ser tentativa de frear crescimento de neopentecostais, diz jornalista

Suspensão da Igreja Universal na Angola pode ser tentativa de frear crescimento de neopentecostais, diz jornalistaO caso da suspensão das atividades de igrejas neopentecostais em Angola, como a Universal e a Mundial – que no Brasil são concorrentes e protagonizam disputa por fiéis – foi tema de um artigo do jornalista João Fellet, publicado pela BBC Brasil.

De acordo com Fellet, “a reação do governo de Angola à morte de 16 pessoas em um culto da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) na capital Luanda, em 31 de dezembro, põe em xeque a expansão de igrejas evangélicas brasileiras em um dos países africanos em que elas têm maior influência”.
O jornalista destaca um dos principais argumentos do governo para impor a suspensão: publicidade enganosa, e ressalta que “a nova postura, além de responder à cobrança popular pela responsabilização dos culpados, reflete a percepção de que essas igrejas cresceram de forma descontrolada nos últimos anos”.
Esse crescimento seria um dos fatores de preocupação do governo, que teria uma extensa lista de denominações neopentecostais interessadas em legalizar suas atividades.
“Acredita-se, ainda, que o governo aproveitou o episódio para exercer maior controle sobre a criação de novas igrejas no país. Em 2011, a ministra angolana da Cultura disse que cerca de 1,2 mil igrejas aguardavam por legalização no país. Já têm licença para operar em torno de 80 igrejas, entre as quais a Universal”, escreveu o jornalista, que já viveu em Angola, quando era um dos responsáveis pela implantação do Jornal de Economia e Finanças.
Em seu artigo, João Fellet destaca ainda que uma das mais recentes denominações a aportar em Angola foi a Missão Evangélica Shammah, “que tem o jogador de futebol brasileiro Rivaldo como patrono”, diz o jornalista, lembrando que o templo da igreja foi financiado pelo ex melhor do mundo.
“Segundo estudiosos, muitas igrejas neopentecostais contribuem para que essas crenças sejam tão discriminadas que ser chamado de ‘feiticeiro’ ou ‘macumbeiro’ é considerado muito ofensivo para boa parte dos angolanos”, contextualiza Fellet.
Para ler a íntegra do artigo “Suspensão põe em xeque expansão de igrejas evangélicas em Angola”, de João Fellet acesse a BBC Brasil
Por Tiago Chagas,
Deixe seu comentário no IPRVida

Fiel da Igreja Universal vence processo em Tribunal Europeu por direito de exibir símbolos religiosos no ambiente de trabalho


O Tribunal Europeu de Direitos Humanos (TEDH) deu ganho de causa a uma cristã num processo sobre liberdade religiosa que se arrastava desde 2006.
Nadia Eweida, de 60 anos, entrou com um processo de indenização contra a companhia aérea British Airways por ter sido mandada para casa após chegar ao seu local de trabalho portando um colar com uma cruz de pingente.
Em sua cruzada judicial para assegurar seus direitos de liberdade de credo, Nadia teve o processo rejeitado por um tribunal do trabalho no Reino Unido, que concluiu que usar uma cruz não era uma exigência da religião cristã. No processo, a requerente alegava que a British Airways não havia sido tão rígida com funcionários adeptos da religião Sikh, que usam turbantes e pulseiras, e com funcionárias muçulmanas, que usavam véu.
“Eu não vou esconder de ninguém minha fé no Senhor Jesus. Só os cristãos são proibidos de expressar sua fé”, afirmou Nadia Eweida, que é membro da Igreja Universal do Reino de Deus em Londres, de acordo com informações do site da própria denominação.
Como teve seu primeiro processo negado, Nadia moveu uma nova ação contra o governo por causa da falha do sistema judiciário em proteger seus direitos. Enquanto isso, o recurso do primeiro processo no Tribunal do Reino Unido foi negado, e o Supremo Tribunal de Justiça se recusou a receber a apelação da cristã.
Porém, ao recorrer ao Tribunal Europeu, que fica na França, Nadia obteve uma vitória que derrubou todas as decisões anteriores da justiça britânica. Na sentença, o Tribunal Europeu afirmou que “os direitos da funcionária da empresa British Airways de manifestar sua religião foram violados”.
A decisão abordou ainda a incapacidade da justiça britânica de equalizar os interesses perante a legislação vigente, pois de um lado, Nadia pretendia exercer seu direito a exibir sua crença religiosa, e de outro, a empresa gostaria que a imagem da corporação não fosse associada a nenhuma religião.
“As autoridades nacionais não protegeram o direito do requerente de manifestar a sua religião nos termos do artigo 9º da Convenção Europeia dos Direitos Humanos, que garante a liberdade de pensamento, consciência e religião”, pontuou o acórdão do TEDH, que mencionou que a mudança da política interna da British Airways, cerca de um ano depois do episódio, retirando a proibição ao uso de crucifixos no ambiente de trabalho: “O fato de que a empresa foi capaz de alterar as normas para permitir o uso de joias ou símbolos religiosos demonstra que a proibição anterior não era de importância crucial”, analisou o acórdão.
A polêmica em torno do caso provocou uma manifestação do primeiro-ministro britânico, David Cameron, que manifestou satisfação através de seu perfil no Twitter com a decisão do TEDH: “Estou muito contente com o fato de o princípio de usar símbolos religiosos no trabalho ter sido mantido. As pessoas não devem sofrer discriminação por causa de crenças religiosas”.
Por Tiago Chagas,
Deixe seu comentário no IPRVida

Criado primeiro partido político “100% baseado em princípios bíblico

Criado primeiro partido político “100% baseado em princípios bíblicos” Políticos cristãos têm a visão de mudar o Peru

 
Criado primeiro partido político “100% baseado em princípios bíblicos”
Partidos políticos usam o nome “cristão” em seu nome em diferentes partes do mundo. São comuns nomes como “social cristão” e “democrata cristão” especialmente na Europa.  Na América Latina já existem políticos cristãos assumindo postos na Câmara Federal, no Senado e até na presidência.
Agora, os evangélicos do Peru dizem que querem mudar a realidade política de seu país baseando-se 100% em princípios bíblicos.
O movimento político chamado “Nuevo Peru” foi criado entre evangélicos e liderado conhecido pastor Claudio Zolla, que levou centenas de jovens a Jesus na igreja “Campeões para Cristo”.
“Eu servi como pastor por 20 anos. Durante 10 desses anos fui presidente do Movimento Nacional de Valores. Minha intenção é ensinar princípios e valores para todo o Peru, mas precisamos de leis mais justas também” diz Zolla.
A proposta de política, que segue o liberalismo clássico é resumida em três pontos: governo limitado, mercados livres e defesa da propriedade privada.
“O Estado tem um poder monstruoso, são 22 ministérios, um milhão e 250 mil funcionários públicos, estamos falando de um supersistema que não está fazendo seus deveres”, diz Arturo Varela, secretário-geral do Nuevo Peru.
Alberto Mansueti, presidente do Centro do Liberalismo Clássico, enfatiza: “Não há nenhum programa de inclusão social melhor que o livre mercado, empresas de produção, bons salários, empregos. Não isso que eles chamam de programas sociais, que são esmolas, presentes que o Estado dá aos pobres para permanecerem pobres, e que continuam a votar naqueles que precisam dos votos dos pobres para permanecer no poder “.
Os membros do movimento “Nuevo Peru” se reúnem regularmente em uma série de palestras sobre diversos temas de interesse político, a ideologia nacional, arte, economia, etc. Eles têm convidado as pessoas que frequentam igrejas para apoiá-los e fortalecer o partido para as próximas eleições. “Em países como Peru e outros, 50% da população vive na pobreza, o que não é certo… acreditamos que precisamos de mudança, precisamos de uma transformação real”, finaliza Zolla. Com informações Noticias Cristianas.
 por Jarbas Aragão
Deixe seu comentário no IPRVida

Mensagem bíblica oculta é revelada pelo Google Earth

Mensagem bíblica oculta é revelada pelo Google Earth Salgueiros formam labirinto que revela versículo bíblico


Mensagem bíblica oculta é revelada pelo Google Earth
O inglês Peter Gunner é um cristão dedicado. Mais de 20 anos atrás, ele teve a ideia de criar um “labirinto de árvores” que, visto de cima, lembrasse as palavras de Jesus.
Ele escolheu o texto de João 14:6 [Jesus disse: Eu sou o caminho, a verdade e a vida] e simulou no computador como faria a plantação das mudas da árvore. Decidiu dar destaque para a palavra ‘Jesus’ e abreviar os artigos em inglês “the” [o/a].
Cuidadosamente, plantou milhares de salgueiros em um campo de sete hectares, com a ajuda de alguns voluntários.  As plantas foram crescendo ao longo dos anos e ele as podou cuidadosamente para que a mensagem continuasse clara.
Em tempos de internet, o esforço deste pai de cinco filhos não passou despercebido. Antes apenas os pilotos de aviões que voavam sobre sua propriedade na região de Sussex podiam ver. Mas nas últimas semanas tonou-se mais uma das “atrações” do programa Google Earth.
Em entrevista ao Daily Mail, ele explica “De certa forma, este labirinto é muito parecido com a vida, ninguém consegue ver o todo enquanto anda por ele.  Você pode caminhar pela estrada da vida e tudo parece confuso quando, na verdade, só faz sentido se visto de uma perspectiva diferente.”
Labirinto Bíblia 1
Gunner conta que só viu as palavras de cima em 2005, quando um vizinho que é policial deu-lhe uma foto tirada de um helicóptero.
“Há algumas coisas que eu faria diferente, alguns ajustes, mas no geral estou feliz com isso”, comemora.
Ele gosta de levar os amigos e pessoas da sua igreja local para andar pelo labirinto, mas ressalta “Toda vez que vejo um avião passar por aqui, olho para ele e faço uma oração. Espero que a pessoa que esteja vendo o labirinto seja inspirada pela mensagem.”
 por Jarbas Aragão
Deixe seu comentário no IPRVida

Páginas